Sunday, July 29, 2007

32 anos


E quando me olhei no espelho achei tão estranho. A minha barba estava deste tamanho...É meu aniversário de 32 anos. Idade estranha. Nas duas semanas passadas visitei 3 bebês recém-nascidos, filhos de amigos, e há outros ainda por vir. Outro dia (não hoje!) vi John Mclane no cinema aos 52 anos saltando de carros em movimento, pulando de um caminhão para cima de um avião de caça e do avião para um viaduto desmoronando. Eu aos 32 tenho tendinite jogando squash. Preciso fazer regime e controlar meu colesterol. Apareceram alguns fios brancos na cabeça. Preciso decidir se fico na Europa ou se volto para o Brasil. Quero escrever um livro. Quero fazer um filho. Preciso decidir o que quero para o resto da minha vida. Dá para tomar uma Heineken antes?
Ganhei de minha esposa uma cafeteira napolitana. Vou comprar eu mesmo uns filmes antigos e uns cd’s de jazz. Jantamos em um delicioso restaurante espanhol perdido em um beco de Haia e fomos ao cinema ver um belo filme. O que alguém precisa mais na vida além de bom café, boa comida, bons filmes, boa música e boa companhia?
Will you still need me, will you still feed me, when I'm sixty-four?
Há tempos conversando com um tio médico, falávamos de expectativa de vida. Ele me contava de uma pesquisa médica sobre pessoas que viviam até os cem anos. Nenhuma delas nunca tinha se preocupado com dietas, carboidratos, exercícios, vitaminas ou coisa que o valha. O que tinha em comum é que viviam todas pacificamente, seja no interior do Brasil, ou em uma aldeia perdida na França ou no Japão. Nenhuma delas jamais conheceu um engarrafamento de trânsito, ou se preocupou com as ações da bolsa e a cotação do dólar. Concluímos que longevidade está ligada a falta de stress.
Well, pela profissão que escolhi stress é o que não me falta. Nessa altura da minha vida tenho inúmeras responsabilidades a assumir e escolhas a fazer. Preciso ao menos tentar não me estressar. Por isso preciso da minha esposa, minha família, meus amigos, meus livros, meus filmes, meu café...Tantas pequenas coisas que já tenho que não preciso mais nada de aniversário. Deitado de barriga para cima e pensando na vida, descobri que hoje estou suficientemente feliz e sem stress.

2 comments:

clabrazil said...

Mesmo atrasada, agora que você já está a caminho dos 33... feliz aniversário!

Quanto ao estresse, infelizmente podemos até mudar de ambiente para evitar o confronto diário com ele, mas e o que se passa dentro de nossas cabecas? Nao tem jeito, Fernando. Nao tem jeito...
Beijos,
Clarisse

Anonymous said...

Acredito que vc no seu mundo-cebola seja muito feliz. Se não houvessem escolhas e problemas, não seria a vida acontecendo. Reconheça sua capacidade e seu valor após 32 anos e verás que é afotunado.Um abraço.