Monday, July 09, 2007

Vinho & Guerra


Don e Petie Kladstrup, ele americano e ela francesa, ambos jornalistas e amantes de um bom vinho escreveram este simpático e despretensioso livro sobre como os franceses protegeram seu tesouro mais precioso das garras dos nazistas.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães caíram como aves de rapina nas melhores vinícolas francesas em Bordeaux, na Champagne e na Alsácia, na Borgonha e no Vale do Loire. Todo o comércio foi monopolizado pelos weinfürers nazistas e por Vichy, e milhões de garrafas confiscadas pelo Terceiro Reich. As melhores garrafas foram direto para o Ninho da Águia, o refúgio de Hitler e seus comandantes nos Alpes Austríacos.
Os Kladstrup entrevistaram vários sobreviventes da Guerra para contar a história dos vignerons franceses durante a Ocupação. Vários deles enterraram suas melhores garrafas para terem com que recomeçar após o fim da Guerra. Outro emparedaram seus bons vinhos nas caves, e as crianças recolhiam aranhas para tecerem teias em frente às paredes recém levantadas dando-lhes aspecto de velhas. Várias vinícolas engarrafaram seus piores vinhos em garrafas com rótulos de vinhos especiais, em lotes que eles sabiam que seriam enviados à Alemanha. Muitos transportavam armas e mantimentos, às vezes até pessoas, para a Resistência dentro de barris. A Resistência mesmo se encarregava de assaltar e esvaziar trens que levavam vinho para os nazistas.
As mensagens de um certo Henri Gaillard, chefe da estação ferroviária de St. Thibault reproduzidas no livro são hilárias. Um dia ele informava aos alemães que o vinho que eles tinha pedido nunca tinha chegado na estação. No outro chegaram garrafas mas estavam todas vazias.
Contam também a história de produtores de champagne e vinhos hoje famosos que foram presos pelos nazistas, de jovens das vinícolas enviados para a guerra, dos que entraram para a Resistência, dos alsacianos forçados a alistarem-se no exército alemão.
Conta também de franceses em um campo de prisioneiros alemão que para não enlouquecerem organizaram um festival de vinhos. Um deles escreveria o primeiro guia de vinhos e gastronomia da França baseado no que escutara dos amigos na prisão.
Um divertido livro para conhecer a alma francesa e aprender sobre o seu tesouro mais amado e protegido.

1 comment:

Leila Silva said...

Que interessante, fiquei com vontade de ler este livro.