Sunday, July 22, 2007

Vélo libre


Em 15 de julho passado, a cidade de Paris lançou um plano para por à disposição de seus cidadãos 10.000 bicicletas distribuídas em mais de 1.400 pontos na cidade, mais ou menos uma estação de aluguel a cada 300 metros. Por € 1 por dia ou € 5 a semana, você pega a bicileta em um ponto e a devolve no ponto que quiser. A idéia do prefeito Bertrand Delanoë é que a população desista de usar carros no caótico trânsito parisiense e opte por um meio mais saudável, flexível e ecológico de transporte.
Em uma cidade quse plana, sempre atormentada por engarrafamentos e com o sistema público de transporte no limite, a idéia parece muito boa, mas ainda há gente que diga que isso vá atravancar mais ainda o trânsito e deixá-lo mais perigoso com ciclistas birutas invadindo ruas e calçadas.
Realmente este sistema requer um mínimo de civilidade no trânsito, algo que a Holanda tem de sobra, mas os parisienses não. Mesmo assim a idéia está sendo copiada em várias outras cidades na França, Espanha e Bélgica. Se funcionar em Paris, pode ser até uma futura esperança para São Paulo....Quando o trânsito de São Paulo ficar civilizado, ou seja... E se não roubarem as bicicletas, ou seja...Ah deixa pra lá.

2 comments:

Leila Silva said...

Quando estive na Bélgica, em maio deste ano, havia dessas bicicletas de aluguel (em Bruxelas). Adorei a idéia. Alguns amigos disseram que é muito bom, por exemplo, de madrugada. Um dos problemas, alguém apontou, é que a maioria das pessoas usa as bicicletas para 'descer' e nunca para 'subir'. Daí, lá embaixo, às vezes, não tem lugar para estacionar a bicicleta. Em todo caso eu gostei da idéia. Adaptando aqui e ali ela deve funcionar.
Abraços

tomatita said...

Lo cierto es que en mi ciudad ya funciona ese proyecto de bicicletas públicas, y es gratis para aquellos que poseemos la "tarjeta ciudadana", una especie de carnet de la ciudad. Además tenemos la suerte de la existencia de carriles bici, que impidan que se distorsione el tráfico, y mejor aún, que ningún ciclista pueda dañarse.
Y confieso, que a pesar de la mala fama que tenemos los españoles de incívicos y demoledores de todo lo público (por esta creencia estúpida de "es gratis"), nadie ha robado las bicis, y a penas hay desperfectos.
Un motivo para sentirse orgullosa...

Espero que en París funcione, aunque reconozco que es muy difícil ir en bici, la ciudad es hermosa pero el tráfico es infernal.

Un saludo