Monday, July 09, 2007

A raiz de nossos males


A lama chegou ao Senado da República com o escândalo envolvendo Renan Calheiros, o presidente da Casa devidamente protegido por Lula. Ah, a ética do PT...
Ao contrário do que Renan afirma, os ataques não visam sua vida pessoal, mas o fato de um Senador estar envolvido até o pescoço com o lobbysta de uma empreiteira que presta serviços ao governo. E até agora as explicações de Renan e seus bois de ouro para a origem de seu dinheiro não convenceram ninguém. Agora aparece outro ilustre colega, Senador Joaquim Roriz recebendo propina de um empresário para comprar juízes.
Uma amiga me enviou um link para uma reportagem da BBC falando sobre o “jeitinho” brasileiro, essa canalhice nacional muitas vezes interpretada como parte da cultura brasileira que justifica desde furar fila até subornar guarda para se livrar de multa, de colar na prova até superfaturar obras, de comprar rádio roubado até sonegar impostos.
Numa pesquisa citada pela BBC, 75% dos brasileiros admitem ter cometido alguma irregularidade na vida, e 75% toleram a corrupção. É claro que faz sentido, se nós mesmos fazemos nossas canalhices no dia a dia com o nosso jeitinho, a corrupção é só o jeitinho em uma escala federal, temos que ser compreensíveis com o coitado do Renan...
Basta! Lula passa a mão na cabeça de Renan Calheiros e de seus meninos aloprados assim como o pai do pitboy espancador da Barra defende seu menino estudioso (estudante do curso de Direito, cadê a faculdade que não expulsa esses energúmenos?).
O PT pode roubar para se manter no poder e ocupar seus milhares de cargos de confiança usando o pretexto de que é para o bem do povo. O traficante virou defensor da comunidade da favela, o que justifica matar e roubar por ser oprimido. O playboy queima índio e espanca empregada porque pensou que era mendigo e prostituta.
Basta! Estamos nos tornando uma nação de canalhas e covardes irresponsáveis que pensam que podem tudo porque ninguém pune ninguém. Todo mundo tem uma justificativa para a própria canalhice ou encontra uma maneira de passar a culpa para alguém.
O Brasil que surge nesse milênio não é o país do futuro, é o país onde só se respeita sucesso e dinheiro, não importando os meios que se empreguem. É o país do vale tudo para chegar lá, vale tudo para se dar bem.
É um país onde ninguém assume o que faz, protegidos por pais e governantes que criam eternas crianças sem moral, nem responsabilidades nem deveres.
E se nos meios vale tudo, o único fim é a busca do prazer hedonista que o dinheiro traz.
Do nosso jeitinho de nos darmos sempre bem nasce a canalhice que desemboca na corrupção, na violência e na decadência. E tanto uma como a outra são faces da mesma moeda, e com raízes na mesma causa: IMPUNIDADE.

No comments: