Thursday, July 19, 2007

De luto


Estive em Congonhas em maio passado. Da sacada do meu hotel ali perto via os aviões subindo e descendo em meio aos prédios da megalópole paulistana e em meio às notícias do apagão aéreo eu juro que pensei naquele momento na tragédia que seria se outro avião caísse ali no meio.
Aconteceu, e menos de dez meses depois do acidente da Gol. Dez meses durante os quais assistimos impotentes a um espetáculo de incompetência do governo. Controladores aéreos, Anac, Infraero, Ministério da Defesa foram incapazes de se entender e de tomarem decisões para acabar com o caos e dar um mínimo de confiança aos passageiros.
O empurra empurra em Brasília para botar a culpa em alguém já começou, mas eu não preciso esperar as investigações para saber o resultado. A culpa vai ser do piloto que morreu, como a culpa do acidente da Gol foi parar nas costas dos americanos que nem estão mais no país.
Não interessa se no caso da Gol o contrôle aéreo não funcionou como deveria, ou se no caso da Tam a Infraero liberasse uma pista que não estava pronta. Não interessa que o governo tivesse investido primeiro na decoração do terminal de Congonhas e só depois na segurança das pistas, que em dias de chuva é chamada pelos pilotos de Holiday on Ice. Não interessa que já se soubesse há dez anos que o aeroporto de Congonhas tem uma pista curta demais e que estava sobrecarregado há muito tempo, e isso no coração da maior cidade do país.
O piloto pode ter errado ? Sim. Mas a tragédia teria acontecido caso os erros acima tivessem sido corrigidos? É tarde demais para saber, não é ?
Durante dez meses ouvimos Guido Mantega declarar que o caos era fruto do crescimento econômico, ouvimos José de Alencar pedindo paciência, e ouvimos Marta Suplicy dizendo relaxa e goza, e vimos Lula sem fazer nada…Todos os dias somos nós, ou nossos parentes, ou nossos amigos arriscando a pele, amargando horas de espera, perdendo tempo, dinheiro, oportunidades e nos piores casos a vida. Essas pessoas estão todas ali a trabalho, ou em férias, tentando simplesmente cuidar da família, e o que recebem em troca é desrespeito, cinismo, escárnio.
A viúva de Lamarca recebeu mais de um milhão de reais em indenizações. As viúvas da Tam e da Gol vão receber uma banana do governo.
Lula há uns dias foi vaiado no Maracanã, na abertura dos Jogos Pan-Americanos. Os petistas saíram desesperados à procura de evidências que mostrassem que a vaia foi organizada, armada, ensaiada. Não encontraram. Não senhores, a vaia foi espontânea, não saiu dos miséraveis comprados com o Bolsa Família, e nem dos nababos do Partido ou dos banqueiros e empreiteiros que lucram com a sua administração. Saiu de gente trabalhadora e cansada da lama. Não é só do Maracanã, é do Brasil inteiro que lhe estão vaiando neste momento. Eliane Cantanhêde afirmou e com razão na Folha que o que explodiu não foi só o Airbus da TAM. Foi também o resquício de credibilidade que ainda sobrava do sistema de vôo no país e a capacidade de o governo, no seu conjunto de órgãos responsáveis, gerir a situação. A jornalista se pergunta, como eu, e como todo mundo : "Quando vai ser o próximo?"

2 comments:

Anonymous said...

Fernandinho
O mais FODA desse Brasil é que ninguém quebra mais nada!!
A palavra mãe é INDIGNAÇÃO.
Na verdade o governo não está nem aí com ninguém.
Fatalidade paras as vítimas, triteza para as famílias e medo para nós que precisamos utilizar esse serviço aéreo porco!
Xups

Unknown said...

É brother, nossa revolta é igual a revolta da nossa avó, acaba quando começa a novela das nove. Somos o sapo que vai morrer, sem perceber que a água da panela já está esquentando há muito tempo. Nossa inércia é do tamanho da nossa estupidez....e do sofrimento ao qual estamos sujeitos, por escolhermos sempre o caminho mais cômodo.

"O QUE ME PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS MAUS, MAS O SILÊNCIO DOS BONS". (Martin Luther King).