Sunday, July 29, 2007

Presos dançarinos


Este vídeo de prisioneiros Filipinos já virou sucesso no You Tube. Ser preso já é ruim. Ser obrigado a dançar Michael Jackson em coreografia é um motivo a mais para não entrar para o crime....
Brincadeiras à parte parece que eles se empolgaram com a dança e ensaiaram vários outros hits. Umas das condições essenciais para nos sentir humanos é ter um objetivo na vida. A prisão normalmente destrói essa possibilidade.
Desde há uns meses um novo restaurante na Itália tem feito muito sucesso. Come-se dentro de uma prisão e cozinheiros e garçons são ex-mafiosos e assassinos. O livro o Vinho e a Guerra conta a história de franceses em um campo de prisioneiros alemães na Segunda Guerra Mundial, cuja única motivação para viver durante um ano foi organizar um festival de degustação de vinhos.
Embora a cadeia seja uma punição, privar seres humanos de perspectivas ou objetivos não pode levar a nada de bom. Eles acabam buscando os únicas perspectivas que conhecem, o crime. É preciso dar a eles algum outro objetivo que os livre desse destino, mesmo que o objetivo seja dançar Michael Jackson.

No comments: