Sunday, July 15, 2007

A queda da Mesquita Vermelha


Sob as ordens do General Pervez Musharraf, soldados paquistaneses invadiram a Mesquita de Lal Masjid, a mais antiga de Islamabad onde estavam sitiados há dias fanáticos islamistas usando mulheres e crianças como escudos humanos.
Segundo a versão oficial houve ao menos uma centena de vítimas.
Havia tempo que a Mesquita Vermelha tinha se tornado o centro do islamismo no Paquistão. É dali que os dois irmãos que controlavam a Mesquita tentavam espalhar as idéias de Osama Bin Laden em Islamabad usando para este fim sequestros, vandalismo e assassinatos.
Sara Daniel, na Nouvel Observateur pergunta porque Musharraf tolerou tanto tempo que fanáticos procurados pela polícia agissem livremente a partir de Lal Masjid. Ela presume que com a popularidade em baixa no Paquistão, Musharraf teria usado o episódio primeiro para declarar o estado de urgência que adiou eleições que lhe seriam desfavoráveis, e em segundo para mostrar aos americanos o perigo do fundamentalismo no Paquistão conseguindo mais apoio militar e financeiro.
A verdade é que o tiro pode sair pela culatra, com os criminosos fanáticos transformados em mártires o perigo do islamismo é cada vez maior. O Paquistão virou uma bomba relógio disputado entre a ditadura de Pervez Musharraf de um lado e a Al Qaeda e seus fanáticos do outro. A democracia é um sonho distante, mas nessa salada toda até Benazir Bhutto, a ex-presidente exilada acusada de corrupção que ameaça voltar ao país para se candidatar. Nas mãos de quem o arsenal atômico do país vai parar?

1 comment:

Unknown said...

Muito louco, os Estados Unidos invadiram o Iraque para exterminar o ditador e também Al Quaeda ao final das contas pelo que aqui você escreveu e como já se sabe as forças de Bin Laden espalharam como polva e de nada adiantou e esta adiantando o exercito americano ainda no Iraque.

Parece que o tiro saiu pelo culatra, não é?

beijos