Tuesday, July 31, 2007

El Laberinto del Fauno


Assisti ontem ao filme de Guillermo del Toro, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
O filme, descrito normalmente como sendo do gênero fantasia na verdade é um drama de guerra sombrio e dramático.
Ao final da Guerra Civil na Espanha de 1944, rebeldes republicanos ainda lutam nas montanhas contra as tropas do general Franco. Ofélia é a jovem enteada de um capitão fascista e sádico obcecado em exterminar os guerrilheiros.
Cercada por guerra, indiferença e crueldade, Ofélia refugia-se em um mundo de fantasia, de fadas e monstros. Ele vive suas aventuras, e instruída por um fauno misterioso cumpre as tarefas que lhe são dadas esperando chegar a uma espécie de terra prometida. Um reino mágico onde ela é princesa e onde não se entra derramando sangue inocente.
Enfrentando seus monstros fictícios ela acaba enfrentando também seus monstros mais reais, o capitão seu padastro, a perda da mãe, a guerra, o medo.
Um filme onde dois mundos se misturam como pinturas de Goya na cabeça de uma criança. Um conto de fadas sim, sangrento, triste e belo.

1 comment:

Anonymous said...

Eu também adorei à este filme, a singela da menina, nos envolve, sem dizer dessa linguagem que mistura a fantasia e parece nos dizer, ei humanidade, isso aqui não foi conto de fadas não, parece, mas não foi.
Estou retomando meu blog, não é tão chiques quanto o seu fErnando, mas dá uma passadinha por lá www.querensa.blogspot.com