Saturday, January 05, 2008

Benazir Bhutto 1953-2007


Eu admirava esta mulher formidável, ambiciosa e carismática, a primeira a governar um país islâmico. Assim como seu pai e seu irmão antes dela, foi assassinada por fanáticos anti-democracia. Agora é a vez do filho entrar na linha de tiro. Ela tinha perdido seu mandato de primeira-ministra duas vezes, por acusações de corrupção. Seu marido era conhecido no Paquistão como Mr. 10 per cent. Mesmo assim, Benazir Bhutto era uma mulher ocidentalizada, moderna e defensora da democracia, e morreu por causa disso. Entre ela, Pervez Musharraf e o Taliban eu ficaria com ela. Agora o Paquistão, um país muçulmano armado com bomba atômica, paradoxalmente refúgio de terroristas e aliado dos EUA, parece estar entre a ditadura e o islamismo. A esperança vem talvez das palavras da própria Benazir Bhutto, em uma das últimas entrevistas que concedeu. Dizia ela que apesar do barulho todo dos islamitas, nunca eles alcançaram grande vantagem em eleições livres no Paquistão. Ela confiava nos paquistaneses para garantir a democracia, let’s hope so.

2 comments:

Lelec said...

Pobre Benazir e pobres paquistaneses que vêem o sonho de democracia afundar em um oceano sem fim de sangue.

Que um dia esse mar de horror dê lugar às lágrimas de alegria por terem deixado o fundamentalismo de lado e alcançado a paz que todos os povos merecem.

Anonymous said...

realmente foi uma enorme perda... agora eu temo pelo filho. tão jovem e com um destino tão perigoso... será que vale a pena?