Sunday, January 13, 2008

Conselhos a uma adolescente



Se não me engano foi Millôr quem disse que a adolescência é a idade em que o jovem se recusa a acreditar que um dia ficará tão cacete como o pai.
O certo é que nessa idade desgraçada achamos que sabemos e podemos tudo, e agora quando olho para trás eu vejo que não sabia mesmo era nada.
Essa pintura eu fiz inspirado na foto da irmã de uma amiga. Em arte, velas acesas muitas vezes simbolizam a passagem do tempo. Quem sabe quantas coisas passam pela cabeça de uma adolescente olhando para o mundo pela janela enquanto a vela acesa vai se derretendo?
Minha prima de 17 anos foi-se da Holanda, depois de um mês de férias. Deixei em seu diário de viagem algumas recomendações sobre como se tornar uma lady. Ela quer ser uma diplomata um dia. Espero que ela se lembre desses conselhos quando for embaixatriz do Brasil em Paris ou Roma:
Não vomite comida, isso é coisa de débil mental (infelizmente essa é uma moda que tem se espalhado entre meninas adolescentes no Brasil);
Leia meu blog, hehehe
Leia Jane Austen (todos os livros. É impossível para meninas entenderem de amor sem ler Jane Austen);
Ver filmes com a Audrey Hepburn (role model para elegância, ou como toda menina deveria aprender a ser);
Ler jornal principalmente colunas de opinião (um dia ou outro é preciso que elas deixem de ler a Capricho para saber o que acontece no resto do planeta);
Não namore ninguém com piercing e que comece uma conversação com “E aê truta...”ou qualquer coisa do gênero (não preciso explicar essa);
Namore alguém que te faça rir (humor é um ingrediente fundamental para qualquer relacionamento estável e duradouro);
Interessar-se por política (isso faz na verdade com que nos interessemos por uma série de outras coisas, de economia a história);
Parar di isssssscrever Assxximmm na inTernet :)) huhauhauhauha (estou em campanha de proteção à língua portuguesa no Brasil. Se antes ninguém entendia adolescentes agora piorou);
E um conselho que é na verdade emprestado do Reinaldo Azevedo: nunca culpe ninguém, nem pais, nem amigos e nem professores por seus erros. Há sempre um momento onde a escolha é sua (sintoma deuma época em que é difícil achar quem assuma as próprias responsabilidades);
E um que eu tinha esquecido mas que é igualmente importante: educar o paladar. Começar com pratos de cozinhas diferentes do mundo, e um dia estará apreciando o sabor de caviar e foie gras. (Adolescentes hoje preferem se entupir de trash food e vomitar depois).
Ah, se eu soubesse com 14 anos o que eu sei hoje...

9 comments:

Anonymous said...

Que pintura linda!!!

Que conselhos ótimos!

Vou indicar este texto para a minha psicóloga. Ela atende um monte de adolescentes e tenho certeza que vai gostar muito.

Alessandra

Anonymous said...

É a Flávia no casamento da Renata na foto?

O Ed Motta disse um dia numa entrevista que ser gordo na adolescência foi muito importante para sua formacao. Em vez de jogar futebol e paquerar as meninas, ele lia e mergulhava na música.

Quando adolescente eu era feia. Nao tinha o cabelo liso nem o corpo sequinho das preferidinhas da escola. Junte a isso nunca ter gostado de gírias, surfe nem cigarros (bons tempos!) e sempre ter afinidade com livros, hoje me considero muito melhor preparada que a maioria das bonitinhas da escola.

Quem foi que disse que o jovem peca por nao saber; o velho por nao poder?

Beijos,
Cla

Alma said...

Tá, não sou nenhum Picasso, só pinto mesmo pra me distrair...
É miss Flávia Pio sim, não parece uma princesa esperando o cavaleiro na janelinha do castelo?
Realmente vc tem razão, também acho mesmo que a melhor companhia para adolescentes são livros...

deboraHLee said...

Ótimo! rs

Fernando, creio que vc. já pode ter uma filha ou filho. Já está tão 'careta' quanto! rs

Tenho 5 sobrinhos, entre 16 e 05 anos. O de 16 toca baixo, tem os cabelos (lindos!) até a cintura e, mesmo sendo super do bem, é meio folgado com os estudos. Meu irmão, que sempre foi um adolescente-problema, que passava as tardes ouvindo Pink Floyd e fumando maconha, implica com o piá feito um doido. Não dá folga! E o menino não tem nada da revolta que ele tinha, detesta cigarro, não usa drogas, sai pouco, não bebe!

Aí, sempre pego no pé de meu irmão: - Meu, vc. se esqueceu de como vc. era? Deixa o menino viver o momento dele, a fase dele, os cabelos longos dele, o rock dele. Isso é adolescência! Momento de 'doideira' positiva. Querer adestrar um ser humano na adolescência significa criar um adulto recalcado e infeliz.

Para cada fase da vida, seus movimentos.

E mesmo que eu me choque com muitas coisas que eles curtem, é o tempo deles, não o meu. Procuro respeitar o mundo deles e o máximo que posso fazer é dar exemplo de boas atitudes. Fora isso, a eles de abrir os prórpios caminhos, acertando e errando, como todos nós fizemos.

;o)

beijo.

deboraHLee said...

Em tempo! Belo talento o da pintura. Pinta sempre, Fernando?

Alma said...

Eu pinto como hobby, para tirar o stress...mas adoro pinturas, arte, história da arte, museus...

Anonymous said...

Eu simplesmente amei esse texto...passo por um momento parecido com este....e simplismente precisava de um conselho que só encontrei aqui
Lindo seu blogger
Se houver algum tema no seu blog postado recentemente que eu não tenha visto avise me:
www.flogvip.net/hinatauchiha
Obrigada
Beijus
Sasha

Anonymous said...

Isto é tudo mt poético pra quem não é adolescente!

Anonymous said...

SOU UMA ADOLESCENTE EN CRISE !!
PRINCIPALMENTE NESSA IDADE(14ANOS)
muitos acham facil falar o q eh ser um adolescente
mas eh muito dificil!!
socorooo
fico irritada por nada,
sóh respondo p/ os pais e amigos,
parece q todo mundo m odeia
q o mundo viro contra mim!!
m sinto muito sozinha as vesez!!!
essa leitura m ajudou muito
mas naum encontrei o q queria"""bjxxxxxxxxx