Saturday, January 05, 2008

Um Novo Ano


Há em todo fim de ano um momento sincero em que realmente esperamos que algo bom vá acontecer no ano novo. Imagine você acordar no dia 1° e descobrir que inventaram um comprimido anti-ressaca de efeito imediato! Isso sim seria começar o ano com o pé direito. Logo depois alguém descobriria a cura da Aids. E uma nova fonte de energia limpa e barata. E o Sílvio Santos, o Gugu, o Faustão, a Xuxa e o Galvão Bueno anunciariam que estariam se aposentando. O Latino perderia a voz. O Lula renunciaria e entregaria todas as maracutaias dos companheiros. Um praga de gafanhotos viciados destruiria todas as plantações de cocaína e maconha do planeta. E um decreto da ONU faria das segundas feiras um dia de descanso além do sábado e do domingo no mundo todo. E o Osama seria flagrado em uma boate gay de Nova York beijando o Hugo Chávez.
Mas infelizmente o mundo continua girando, a vida segue cheia de tropeços e curvas perigosas. A gente abre o jornal hoje e vê um novo genocídio no Quênia, enchentes na Indonésia, violência no Rio, sacanagem no Congresso. E por outro lado trocamos presentes, desejamos felicidades, reunimos a família como podemos, com comes e bebes, ressaca e quilos a mais. É a vida. Há quem diga que poderia ser bem melhor e será, mas isso não impede que eu repita, é bonita, é bonita e é bonita.
João Pereira Coutinho disse uma vez que a vida é um mar de sofrimento, com ilhas de felicidade pelas quais saltitamos.
Pode ser que não descubram a cura da Aids ou do câncer, pode ser que mais guerras aconteçam, mas 2008 será o ano em que voltarei a viver no Brasil, será o ano em que terei um trabalho novo. Quem sabe o que vou ler em 2008, ou escrever em 2008. Quem sabe terei um filho, ou uma filha. Quem sabe quantas coisas boas vou comer, quantos amigos vou rever. Pequenas ilhas de felicidade que me podem aparecer pelo caminho.
Cecília Meireles já ensinou com um poema a arte de ser feliz.
E é isso que desejo a todos nesse ano que vem, muitas, várias pequenas felicidades pelo caminho.

2 comments:

Anonymous said...

Dizem, que querer é poder!E tudo começa com os nossos desejos, a vontade vai tomando força e se espalhando e as coisas acontecem...Estou achando de verdade que o Osama e o Cháves vão sair do armário e tudo vai virar purpurina! Adorei a idéia!

Seja bem vindo!!!
E do fundo do meu coração, desejo à vc e a Juliana, um lindo e abençoado bebê.

Abraço.

deboraHLee said...

Oi, Fê!

Antes tarde, que nunca.
Muito legal saber que vc. voltará a viver no solo natal neste ano.
Se for aqui por estas bandas, ou passando por aqui (vc. e tua esposa), não se esqueça de mim. Vamos tomar ma cerveja e comer alguns petiscos - os meus, vegetarianos, por supuesto. ;o)

É, Fernando, como disse Buda, estamos sujeitos aos 4 sofrimentos maiores: nascer, envelhecer, adoecer e morrer. No meio disso tudo, há os amigos, os livros, o bom sexo, o amor, os filhos, a música, os pequenos e raros prazeres. E é disso que precisamos alimentar nosso quotidiano, um pouco de cada coisa para, no caso, de uma delas vir a nos faltar, não nos desequilibrarmos além da conta.

Beijo e super 2008 com imensos arquipélagos de momentos felizes.

d.