Friday, April 03, 2009

Cafetões


Uma ONG espanhola planeja comprar 100 mil hectares na Amazônia para a criação de uma reserva indígena e ambiental.
A reserva natural ficaria entre a cidade colombiana de Leticia e o Parque Nacional de Amacayacu, situado na fronteira com o Brasil e o Peru, e às margens do Rio Amazonas.
Lá vem essa história de novo... Mais um europeu que não tem o que fazer em casa e acha que aqui é a Disneylândia deles.
Quer criar um zoológico gigante para vir aqui passear de vez em quando observando os pássaros e as nativas peladas no rio.
Quanto tempo levará para que essa reserva em uma tríplice fronteira se torne um porto seguro para tudo o que é tráfico e contrabando? Fernandinho Beira Mar tinha excelentes amigos em Leticia.
Javier Lobon, da ONG diz que as políticas de integração fizeram com que algumas etnias perdessem sua identidade. "A prova disso é o fato de que, quando entram em contato com a civilização, a primeira coisa que os indígenas fazem é instalar antenas de televisão e, com elas, a cosmologia ocidental" indicou o especialista.
É óbvio, se eu morasse no meio da Amazônia também ia querer ter uma televisão. E um freezer, e um fogão, e uma farmácia, e ia querer saber o que há no resto do mundo... Ou o Lobon aí acha que devemos isolar os índios no zoológico para sempre? O homem um dia vai pisar em Marte e o índio lá, atrás das grades do seu mato.
Índio precisa é de educação, de uma fonte de renda, não desses cafetões da miséria alheia.
Ah, e é claro que para conseguir os 100.000ha a ONG espera conseguir financiamento com algumas entidades e organismos oficiais.

1 comment:

Everardo Ferreira said...

Na época do Jari, troxeram ´fábricas do Japão e sementes de aroz da Coréia. Lavram não sei o que e Mr. Ludwig tinha um porto particular (free). Talvez esteja disponível aquele negócio...