Tuesday, May 19, 2009

CPI da Petrobrás


Os desesperados esforços do PT e da base aliada para evitar uma CPI para investigar a Petrobrás para mim só significa uma coisa: algo de podre (mais?!?) no reino de Banânia.
A Petrobrás é aquela estatal jurássica patrocinadora de festas juninas em cabrobrós do mato dentro administrados por petistas, patrocinadora de filmes sem bilheterias mas com causas sociais de diretores petistas, doadora de royalties generosos a petistas e mulheres de petistas.
Há coisa de semanas atrás por um problema de caixa a Petrobrás andou pedindo empréstimo para sanar as contas. Agora o procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) Marinus Marsico apresentou nesta sexta-feira, 15, à presidência do tribunal, representação pedindo para que o órgão investigue a operação contábil realizada pela Petrobras, no final do ano passado, que levou a empresa ao não pagamento de cerca de R$ 4 bilhões em tributos federais.
Segundo o Estadão, a lista de suspeitas que cercam a estatal do petróleo é extensa. O rol inclui desde controversas decisões administrativas, como a manobra contábil denunciada pelo MP até suspeitas de irregularidades nos contratos milionários, que passaram a se repetir desde o emblemático caso do jipe Land Rover que o ex-dirigente petista Silvio Pereira ganhou de uma empreiteira contratada pela empresa.
Deve haver tanta sujeira por ali, tanta conta mal explicada, tanto dinheiro sumido, tanto gasto desnecessário que a petralhada está desesperada com uma possível investigação. Por isso apela ao terrorismo político dizendo que investigar a Petrossauro é prejudicar o país:

Guido Mantega
A Petrobras é a empresa que mais investe no Brasil. Atrapalhar essa empresa, provocar alguma turbulência na Bolsa, comprometer alguma possibilidade de captação que ela possa querer fazer, isso realmente não ajuda em nada.

Paulo Bernardo
No afã de dificultar as coisas para o governo, pode prejudicar uma das maiores empresas do mundo. Mas não vão conseguir. Porque o governo vai continuar investindo na Petrobras e na área do pré-sal para manter a Petrobras como a grande empresa que é. O PSDB gostaria mesmo era de privatizar a Petrobras, o que não conseguiu no governo anterior. Provavelmente está querendo desmoralizar a empresa para fazer isso no futuro.

Lula
Acho estranho que partidos que governaram o país por oito anos tomem uma decisão irresponsável como essa. Parece briga de adolescente. Não há explicação lógica para essa CPI. Num momento de crise internacional, levantar uma CPI contra a Petrobras é ser pouco patriota, pouco responsável pelo país.

Dilma Roussef
Não acho que haja irregularidades na Petrobras. Sem dúvida uma CPI atrapalharia os investimentos. E petróleo para nós pode ser instrumento de combate à pobreza. Nós vamos acabar de qualquer jeito com a pobreza e o petróleo pode antecipar isso".

Franklin Martins
A oposição, ao invés de se preocupar com os maiores problemas do País, está se preocupando com a maior empresa do País, que mais ajuda a criar emprego, investimento, gerar renda e enfrentar a crise. A oposição deve saber o que está fazendo. A Petrobras é uma empresa pela qual o povo brasileiro tem um enorme respeito.

Já eu fico com a resposta de Rodrigo Maia, do DEM:

Essa história de que é falta de patriotismo, como disse o presidente Lula, ou de que a investigação vai dificultar os negócios da empresa, como disse a ministra Dilma Rousseff. Isso é uma tentativa de intimidação. Não é linguagem política. O que eles querem dizer? Que, mesmo que haja irregularidades, a gente não deve investigar nada para não prejudicar o país? Há uma contradição essencial nesse pensamento: então seria preciso condescender com o que está errado para proteger o Brasil? Quer dizer que o que nos prejudica é o que nos salva? Isso não existe. Ninguém está interessado em prejudicar a Petrobras. Todos estamos interessados em preservar a empresa, inclusive daqueles que podem estar se aproveitando dela para práticas não muito republicanas. Uma vez instalada uma comissão, o governo, qualquer governo, nosso ou de outros, tem a obrigação de colaborar com a investigação para que tudo fique claro.

E com a nota do PSDB:

Sobre os comentários do Presidente da República em relação ao PSDB e a CPI da Petrobras, o partido responde:
1- irresponsável são as diretorias "severinas" de furar poço;
2- irresponsável é lotear cargos;
3- irresponsável é a obsessão de setores não republicanos e estranhos a Petrobras por espaços na empresa;
4- irresponsável é não fiscalizar a Petrobras;
5- irresponsável é não aprender a lição de que, cada vez mais, as grandes organizações empresariais caminham no sentido da máxima transparência;
6- irresponsável é não termos regulação adequada, como mostra a raiz da recente crise econômica mundial que chegou ao Brasil.
Ao contrário será o PSDB, que não fará uma CPI contra a Petrobras. Junto com o Senado, o PSDB quer contribuir com essa empresa que é de todos os brasileiros.
As declarações do Presidente Lula demonstram o tipo de diálogo oferecido: quando tudo não sai como o governo quer, voltam os resquícios autoritários.Quem coloca sua própria ética em dúvida inventa pretextos para não ser investigado.
Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB
Arthur Virgílio, líder da bancada no Senado

O resto é querer varrer a sujeira para baixo do tapete. No mais, que privatize-se esta jaca.

1 comment:

bete p.silva said...

Olha, Fernando, quando eu era gerente de banco, e recebia uma auditoria, a primeira coisa que dizia ao auditor era: que bom ter o senhor aqui, assim eu posso ver onde estou errando e sanar meus erros. Ou seja, nunca tive pânico de receber uma inspetoria, ao contrário, receber uma inspetoria para mim era ótimo, mostrava que a minha casa estava em ordem. Geralmente em minha agência o último dia do inspetor era dia de festa e churrasco, o último dia, não o primeiro, como em muitas agências.

Esse medo todo dos caras é vergonhoso, medo de abrir o Livro Caixa? Se as contas estão em ordem, uma CPI era motivo de orgulho. Cáspite, parece que tudo virou de ponta cabeça, só tem moleque onde devia existir macho!