Tuesday, November 28, 2006

Amici miei

Um amigo lembrou-me que Philippe Noiret, muito querido na Itália, diga-se de passagem, fazia parte do quinteto de Amici Miei, filme de Mario Monicelli lançado em 1975. Amici é simplesmente uma das melhores comédias da história do cinema. O filme conta as aventuras de cinco amigos de Firenze, que decidem nunca levar nada na vida a sério. Aliás eles são quatro amigos no começo do filme, e o quinto só se junta depois que sua esposa o deixa por um dos amigos do grupo.
Entre as cenas impagáveis da comédia está essa em que os cinco vão à estação de trem para dar tapas nas caras dos passageiros que se despedem pelas janelinhas. Juntos, convencem um agiota a quem um deles deve dinheiro de que este necessita urgentemente de um “transplante de culo”. O doador é claro será o devedor que depois da operação fictícia tem a dívida perdoada. Quando um deles começa a namorar a contorcionista do circo, os outros fazem a moça provar que consegue entrar em uma maleta. Depois que ela está lá dentro, a mala é prontamente despachada no primeiro caminhão passando pela estrada. E quando um deles sofre um derrame, lá vão os outros inscrevê-lo nos jogos para-olímpicos.
Uma comédia genial, mas com aquele tom doce e amargo no fundo que só Monicelli sabe dar. Quem não viu tem que ver.
Não sei porque quando penso neste filme me vêem muitas lembranças da época da faculdade...Qualquer dia eu conto porquê.

2 comments:

Anonymous said...

Assisti a esse filme por acaso, No ônibus de volta do Rio de Janeiro, além de muitas risadas esse filme nos revela que é muito chata ser normalpata....que mesmo na tristeza é melhor a gente rir.
Cris

Anonymous said...

Consumidor enganado...tapeado...feito de idiota pela ONG Anacont que dizem agora tambem se chamar Idecon...

A Anacont cobra por cada uma das audiencias, deposito em conta de terceiros sem constar no contrato. Não tem paciencia com idosos depois que entram com ação.

Quando se assina contrato eles enrolam o cliente ate receber o dinheiro todo, senão não fazem nada. O cliente tem que telefonar sempre pois nunca dão retorno, explicações confusas.

Não avisam do andamento das ações...eles esquecem que linguagem juridica não pe para todos... uma tortura ligar e falar com advogado. Atende estagiario com palavras chave e muita enrolação.

Não dão copia dos processos para que os que não tem computador acompanhem...E quando dão, cobram xerox a parte.

Pessimo atendimento devido a arrogancia dos que la trabalham.

Meu irmão cansou e desistiu. Confio em Deus que um dia isso acaba.