Saturday, November 18, 2006

Sonho de Ícaro


Sonhei que podia voar.
Mas voava sem saber, sem direção, como uma pipa a quem cortaram a rabiola, dando voltas e voltas, perigosos rasantes no chão.
Saltei de um prédio azul, com grandes asas brancas. Rodei e rodopiei, vi o Sol de perto e cego despenquei no chão.
Minha perna se partiu e eu morria de dor sem poder acordar, meus ossos rasgando a pele e o sangue no chão perto de um vaso com uma espada de São Jorge e um muro branco.
Não sei porque mas achei que tinha merecido, que a culpa era minha e que passaria o resto do ano em uma cama de hospital só escrevendo.
Alguém aí sabe o significado disso???

2 comments:

Santos Passos said...

No começo da carreira, Freud não dava muita importância a símbolos oníricos universais. Com o tempo, passou a valorizá-los mais.
Alguns símbolos de seu sonho podem ser entendidos assim:


vôo

os sonhos com vôo indicam uma desidentificação, uma separação do sonhador em relação aos seus sentimentos e emoções.

Queda

Os sonhos com queda costumam ocorrer para chamar a atenção do ego vígil para alguma coisa. O mais comum é que se acorde tão logo ocorra a queda. Sonhos ou imagens de aviões em queda, de quedas de lugares altos, de fobia das alturas, etc... Podem apontar para um estado de inflação do ego vígil.

Vaso

Pode estar simbolizando o ego individual capaz de transportar a consciência transpessoal.


Espada

É um símbolo da força solar, do falo, da criação e do Logos.


Sangue

É símbolo da parte emocional da alma humana, simboliza também o pacto entre o indivíduo e os poderes divinos ou demoníacos.

Branco

Simboliza a luz do dia, a claridade e a ordem, podendo ser um símbolo positivo ou negativo, conforme a situação como se apresente. Pode ser considerada a cor da manifestação divina; um símbolo da consciência.

Sol

O deus, o pai, o fogo e o sol, são sinônimos mitológicos posto que são símbolo de criação; o sol é o pai visível do mundo, o criador, fecundador. Ele simboliza o sêmen enquanto imagem do progenitor, símbolo do princípio da paternidade, do aspecto positivo e fecundador da força vital.

Azul

É a cor do princípio masculino, o Yang e pode simbolizar um desapego aos valores do mundo, assim como um excesso de passividade, é a cor do céu.

Cama

É um símbolo de intimidade, daquilo que nos é pessoal, é o local onde dormimos e vivemos nossos sonhos, o local onde participamos da vida de nosso inconsciente. Está ainda relacionada à intimidade do amor e do sexo, sendo portanto, um local bastante pessoal. Se nos deparamos com um motivo de sonho em que alguém está debaixo da nossa cama, esse símbolo relaciona-se ao inconsciente pessoal. É o lugar escondido, onde os complexos reprimidos e os problemas vivem, minando aos poucos a direção consciente, e no final, até mesmo acabando com o descanso da pessoa.

Quanto a mim, não me arrisco a juntar as peças desse puzzle.
Abração. E durma tranqüilo.

Van said...

Já te passaram todos os significados aí em cima... mas quando comecei a ler seu post lembrei de um livro que estou começando a ler... "O caçador de pipas"!

Beijos