Monday, November 20, 2006

Padrões de beleza


Houllebecq, em Les Particules Elementaires diz que os homens, com seu gosto pelo jogo e pelo risco, sua vaidade grotesca, sua irresponsabilidade e sua violência são os grandes responsáveis pela evolução caótica, desestruturada, irregular e violenta do mundo. Com as mulheres seria diferente, pois estas têm em si o único traço verdadeiro de altruísmo e desprendimento na natureza, o amor maternal. Um mundo governado por mulheres seria infinitamente melhor do que o que temos.
Pode ser. Os homens podem ser culpados de inúmeros males do mundo e em especial na vida das mulheres.
Até bem pouco tempo, ou melhor, até hoje em dia em alguns lugares infelizmente, as mulheres eram ou são cidadãos de segunda classe, sem direito a votar, com salários menores, empregos piores, frequentemente assediadas e exploradas em todos os sentidos.
Mas há uma coisa pela qual não somos responsáveis: o padrão de beleza da indústria da moda atual.
Está certo que saímos da pré-história, e até por questões de saúde uma Vênus de Willdorf não estaria na nossa preferência hoje. Mas passamos entusiasmadamente pela Maja de Goya, a Vênus de Boticelli, e finalmente Marilyn Monroe e Brigitte Bardot.
Agora perguntem a qualquer homem na rua se eles preferiam ter uma Monica Bellucci ou a Kate Moss nos braços. Eu arrisco a dizer que dez entre dez (heterossexuais) preferem com absoluta razão a deusa Bellucci.
Os padrões de beleza da moda são elaborados essencialmente por mulheres e estilistas que vêem as modelos como cabides, e não como mulheres.
Nos incluam fora dessa. Homem não gosta de magreza, nossos padrões de beleza estão bem longe das passarelas. Anorexia não!

2 comments:

Anonymous said...

Assino embaixo, caro Fernando. Vcs homens têm mesmo é que gostar das gordinhas ( ou não tão magricelas). Espero que seja o início da corrente. Vou dar o maior apoio!!!!
Depois te contamos o resultado :)
Paula

Anonymous said...

Fernando:
Concordo com você. Podem nos acusar de tudo, menos de querer mulheres esquléticas.
A Mônica Belluci, pelo menos para os heteros, está mais no padrão de beleza que uma Kate Moss.