Saturday, November 18, 2006

A Turquia na Europa e o genocído armênio


A população européia ainda é majoritariamente contra a entrada da Turquia na União Européia. Os europeus temem as levas de imigrantes pobres e muçulmanos chegando às suas cidades. E a Europa não tem vontade de fazer fronteira com o Iraque. E além do mais, se a Turquia entrar na Europa como negar depois a entrada da Ucrânia ou de outras ex-repúblicas soviéticas por exemplo?
A qeustão é mais complicada aque isso. Apesar de não ser Europa, a Turquia sempre quis ser Europa. É um dos poucos países muçulmanos laicos e seculares. Fechar as portas da Europa à Turquia é jogá-la no caminho de transformar-se em república islâmica.
Outra peça do quebra cabeças veio se adicionar ao debate. A Europa quer que a Turquia reconheça o genocídio armênio ocorrido durante a Primeira Guerra Mundial.
Supõe-se que entre 1914 e 1918 algo entre 800.000 e 1.500.000 de armênios tenham sido exterminados pelas forças do Império Otomano, fome, doenças, gás e outros horrores. A Turquia ainda vê essas vítimas como casualidades de uma guerra contra rebeldes.
A Alemanha era aliada do Império Otomano durante a Primeira Guerra, e vários observadores alemães viram os métodos utilizados pelos turcos como o transporte de prisioneiros em vagões de gado, campos de concentração e valas comuns. Um médico alemão classificou os métodos turcos como sendo de uma bestial crueldade. Provavelmente os nazistas aprenderam algo aí.
Os partidos holandeses expulsaram de suas fileiras todos os membros de origem étnica turca que se recusassem a admitir o genocídio.
Os deputados franceses queriam aprovar uma lei que classificasse a negação do genocído como crime, assim como é crime a negação do Holocausto.
A monstruosidade dos otomanos foi tão absurda e horrorosa quanto o nazismo.
Um país para evoluir tem que aprender a enfrentar o passado, como a Alemanha enfrentou depois da Guerra. Resta saber se a Europa está mesmo interessada na evolução cultural da Turquia ou se os políticos europeus querem apenas criar mais pedras no caminho deles.
Até agora, só o que estão conseguindo é inflamar o nacionalismo e o islamismo dos turcos.

No comments: