Saturday, November 25, 2006

Blue eyes / Brown eyes


Jane Elliott é uma professora americana, que depois da morte de Martin Luther King desenvolveu um método para ensinar aos alunos o que era racismo.
Jane dividia os alunos em olhos azuis e olhos castanhos. Então afirmava aos alunos que os que tinha olhos azuis eram intelectualmente superiores e lhes conferia certos privilégios na sala de aula. Rapidamente, os próprios alunos de olhos azuis passavam a ofender e a reprimir os de olhos castanhos.
No dia seguinte o exercício era invertido, e os de olhos azuis passavam a ser os oprimidos, e os de olhos castanhos os opressores.
Os resultados são reveladores. Finalmente os alunos começam a perceber a anatomia do racismo e de toda forma de discriminação.
A aula de Jane Elliott foi filmada em 1970 em um documentário premiado intitulado “The Eye of the Storm”. Em 1984 foi lançado “A Class Divided” e em 1996 “Blue Eyed”.
Estes vídeos tem sido exibido em todo o mundo como a mais profunda e inteligente lição sobre racismo.
Toda escola brasileira deveria ter um e toda família brasileira deveria assisti-los. Para perceber de uma vez por todas o quanto somos sortudos por sermos tão misturados, e o quanto ridículo é classificar alguém pela cor da pele, sexo ou religião.

3 comments:

Laura_Diz said...

Ela impressiona, não é? fiquei meio assustada, as pessoas choram, bj

Anonymous said...

Gostaria de saber como posso conseguir esse documentário.
Obrigada
Fabíola
famendonca@hotmail.com

Anonymous said...

Este documentário é realmente muito bom. Vou dar uma procurada prá ver se encontro em DVD por aí.