Saturday, November 04, 2006

Children of Man


Imagine que a humanidade, por poluição, mutação ou algum outro motivo tenha se tornado infértil. Há 18 anos não nasce um bebê no mundo. O desespero e o caos tomam conta do planeta. A Inglaterra, único país ainda com relativa ordem se isola e confina os imigrantes ilegais em campos de concentração. Guerrilhas terroristas formadas por imigrantes lutam contra o governo central. Uma lenda diz que em alguma parte do globo, o Human Project lançará as bases de uma nova civilização. E no meio deste caos, um funcionário sem esperança descobre-se na missão de conduzir a primeira grávida em 18 anos, uma imigrante ilegal, ao Human Project.
Este é o filme de Afonzo Cuarón, de “Y Tu Mamá También”, e o mais recente dos British thrillers no estilo de The Descent e 28 Days Later.
A idéia do filme é original, e a grande sacada da história é a de mostrar o desespero de uma humanidade cujo direito à sobrevivência subitamente desapareceu.
No fundo no fundo não é que todo o nosso esforço de civilização é feito em função da idéia que queremos deixar para nossos filhos um mundo melhor do que aquele que recebemos? Qual seria a razão de crescer, criar, construir, e até viver se ninguém estará aqui depois de nós?
Esse desespero e a decadência da vida em sociedade são filmadas com chocante violência por Alfonso Cuarón. Enquanto o personagem de Clive Owen tenta chegar na utopia do Human Project com sua protegida grávida, o mundo atrás deles vai desabando em uma horrenda guerra civil.
Claroq ue os imigrantes são todos africanos, árabes e europeus do leste. Tentando cutucar a atal política externa britânica, o filme usa o mesmo artifício de V for Vendetta. Um recorte de jornal mostrado no início do filme diz “Não à Invasão do Iraque”. Uma emissão de rádio diz que uma mesquita está sendo sitiada em Seattle. Nas cenas do campo de concentração de imigrantes, parece que estamos vendo imagens filmadas diretamente das ruas da Cisjordânia. Um truque baixo dos roteiristas. Deveriam fazer um filme que mostrasse como seria a Inglaterra transformada em estado islâmico.

3 comments:

Anonymous said...

O Philip K. Dick, que é um dos maiores escritores de ficção científica, tem um livro, Os jogadores de Titã, cuja temática é parecida com a do filme,com uma guerra atômica provocando a infertilidade, ao mesmo tempo em que a vida é prolongada.
Como gosto do assunto, quero ver o filme.
Lino Resende

Anonymous said...

Fala Alma, legal seu post, vi o trailer, mas o filme ainda nao chegou aqui em Pira... Viu, coloque RSS no seu blog, p/ podermos ler pelo Google reader por exemplo. É só mudar as configuracoes. Abs, Ribamar

clabrazil said...

Tô louca para ver esse filme. Vou ver se passará aqui no Catar. O do Borat já está sendo anunciado!
Beijos,
Cla