Sunday, August 03, 2008

Obama, o Lula americano


Olavo de Carvalho traça um interessante paralelo entre Barack Obama, o candidato democrata à Casa Branca e o nosso Luís Inácio.
Diz o filósofo que quando se presta atenção no plano de governo de Obama, seus planos de governos são abertamente contra a vontade da maioria. Obama quer aumentar preços da gasolina, aumentar impostos, anistiar imigrantes ilegais, criar novos impostos... e mesmo assim, milhões de americanos, que pensam exatamente o contrário do que prega Obama vão elegê-lo. Porque?
Porque Obama com seu discurso de chaaaaange and neeeew, virou o queridinho das esquerdas nos Estados Unidos e no mundo. Porque elegê-lo virou uma obrigação moral, sua imagem hipnótica é mais forte do que o cálculo de custo-benefício...
Olavão completa: Já vimos essa operação ser realizada no Brasil, com base na imagem estereotipada do “presidente operário”, contra cujos crimes e perfídias já ninguém pode levantar uma voz audível, pois, arrastados pela chantagem psicológica, todos se acumpliciaram de algum modo ao ritual de sacrifício ante o altar do ídolo.

2 comments:

Ricardo Rayol said...

eu tomo muito cuidado com análises de pensadores que pedem grana para alertar congressistas americanos sobre o perigo do bolivarianismo (como se a CIA já não soubesse).

Lelec said...

Humm... Acabei de chegar de Chicago, terra do Obama. Ouvi coisas boas e ruins a respeito dele e do McCain. Sinceramente, não sei em quem votaria. A impressão que tenho é que o democrata tem melhores propostas para resolver os problemas internos (como a crise do sistema de saúde), enquanto o republicano tem mais força para assuntos externos ( = Iraque).

Olavo tem razão ao apontar que a imagem de Obama está ganhando uma dimensão mítica, como Lula, o que o protegeria contra crises e o manteria sempre bem na opinião pública.

Mas o sentido da comparação entre Obama e Lula acaba nisso aí. (aliás, isso é comum no astrólogo Olavo, ele com freqüência aponta coisas certas, mas aí se empolga e acaba falando bobagem; no caso, é a mensagem que ele acredita e divulga: que os comunistas vão dominar os EUA e todo o mundo).

Vale lembrar: Obama não está vinculado a um partido com o currículo de patifarias do PT. E a democracia americana é MUITO mais saudável do que a nossa. Lá, um governo escancaradamente corrupto não fica muito tempo no poder. Nem que fosse Obama e todo seu carisma.

E uma coisa eu vi: quem não pensa o que o Obama pensa NÃO vai votar nele, absolutamente, em hipótese alguma. A coisa está polarizada demais. Tem democrata que vai votar em republicano só porque preferiria a Hillary. Nisso, o astrólogo errou feio. Melhor ele refazer o mapa estral do Obama e do McCain...

Abraço,

Lelec