Saturday, August 30, 2008

Rio 2016?


Ah, as Olimpíadas acabaram. Finalmente! Agora só daqui a 4 anos vamos ver mais brasileiros chorando. É como eu disse antes, num país que não leva quase nenhum esporte (às vezes nem o futebol) a sério brasileiro só chega nas Olimpíadas de teimoso. Pra entrar nessa boquinha vale até se naturalizar georgiano.
Brasileiro não tem patrocínio, nem treinamento, nem equipamento nem instalações como países ricos ou comunistas têm. Um ou outro desponta, graças em grande parte ao próprio talento individual. Os outros chegam lá, perdem, passam vergonha, caem de bunda, choram, passeiam, compram muamba. Melhor sorte na próxima.
O que marcou mesmo essas Olimpíadas foi o despertar da potência chinesa para o mundo. A capacidade de organização, a grandiosidade do espetáculo, os rios de dinheiro gastos com a reconstrução de bairros inteiros e dos estádios e instalações dos Jogos. Tudo bem que eles deram uma pirateada, trocaram a menininha cantora, falsificaram os fogos na tv, tudo no melhor estilo Made in China mesmo, e ainda assim impressionante.
Agora o Rio quer sediar as Olimpíadas de 2016. Imaginem a festa de abertura com mulatas sambando e meninos de rua batendo lata. Quem sabe um funk. Vai ser a glória. Alguém acha que vai virar alguma coisa, que o pessoal do Comitê Olímpico Internacional é doido de fazer os Jogos no Rio? Vão incluir tiro com bala perdida e arrastão de 1.500m com barreiras policiais nas modalidades?
Tá, o Rio organizou o Pan. Mas ninguém liga pro Pan. Afinal a maioria dos atletas são latinos, o COI deve pensar que esse povo tá acostumado com tiroteio mesmo.
E agora parece que o pessoal da candidatura Rio 2016 e o Comitê Olímpico Brasileiro querem uma "ajuda de custo" de 100 milhões do Governo Federal para bancar a campanha de divulgação da candidatura. Isso é só o começo. Imaginem o que virá depois. Os superfaturamentos de obras... Se o Pan já estourou "de leve" o orçamento, imaginem as Olimpíadas.
O Brasil vai sediar a Copa e ao que parece a CBF se virou para conseguir isso sem pedir dinheiro ao contribuinte. O COB deveria seguir o exemplo.
Essa campanha Rio 2016 na minha opinião esta cheirando a picaretagem das grossas.
Acho que os cariocas mesmo teriam outras prioridades para gastar os 100 milhões que eles mesmos vão pagar.

5 comments:

Lelec said...

Olá Fernando,

Eu também sou contra Rio-2016 por uma simples razão: ainda não fazemos por merecer, ainda temos muito a evoluir na escala de civilidade.

Creio até que a cerimônia de abertura seria algo de bom gosto, como parece ter sido no Pan-2007.

A questão é ter uma situação social que não precise ser camuflada, como os chineses fizeram. Ainda levará tempo para que possamos convidar o mundo a nos visitar sem que sintamos vergonha por lhes mostrar crianças nas ruas, violências por todo lugar... Quem sabe, um dia, mas para 2016 não vai dar.

Abraço,

Lelec

Lucio Amorim said...

É... exatamente 12 meses depois acabo de fazer um post que disserta exatamente sobre o mesmo assunto. Rio 2016? Não, obrigado! >=/

Unknown said...

Vocês querendo ou não, está aí... Rio de Janeiro sede das olimpíadas de 2016!!!
Agora o mundo verá o Brasil, e cabe a cada um de nós ajudar a mostrar oque a nossa cidade tem de melhor

Fábio said...

Pois é, pelo visto o COI qus sim o Rio como sede de 2016! Go Rio!!!

Unknown said...

E aí? Vai falar o que agora?!