Tuesday, March 17, 2009

Saudades de Condi


Hillary Clinton, nova secretária de Estado dos EUA saudou a "democracia venezuelana".
Sinal dos tempos e da nova política internacional obamista.
Quando os Estados Unidos admitem dialogar com gente como Hugo Chavez, Ahmadinejad, Hamas e outros do gênero é hora de apertar os cintos porque a coisa vai de mal a pior.
Chávez acaba de mandar seus militares tomarem os portos da Venezuela. Ele já estatizou até shopping center, brigou com o McDonalds, fechou canais de televisão, silenciou opositores, tudo por meio de leis que ele aprova em seu Congresso de capachos. E aprovou sua reeleição indefinida mesmo quando os venezuelanos disseram não à sua proposta.
Condolezza Rice estava absolutamente certa quando dizia que democracia não é só eleição.
Chavez usa eleições para destruir a democracia. A Venezuela que poderia usar a benção do petróleo para ser o país mais desenvolvido da América do Sul transformou-se em uma ditadura corrompida, no país mais violento do continente, onde as liberdades são mais ameaçadas e onde a população não consegue comprar nem leite no supermercado porque não há. Essa é a revolução bolivariana deste gorila.
Que isto seria reconhecido como um regime decente pela turma de Celso Amorim era de se esperar. Mas pelos EUA? Saudades de Condi. Saudades de Ronald Reagan...

No comments: