Sunday, March 22, 2009

O futuro da Raposa Serra do Sol


Desmatamento, garimpo ilegal, tráfico, contrabando, desemprego, doenças, suicídios. O futuro da Raposa Serra do Sol é ser uma reserva de chefes de quadrilha índios e uma população de miseráveis Estado-dependentes. Bem longe do imagem bucólica do bom selvagem em contato com a natureza que só existe na cabeça dos cafetões da Funai e da pobreza alheia.
Foi isso que o Supremo Tribunal (com a notável exceção do meritíssimo Marco Aurélio) conseguiu com a demarcação contínua da reserva, expulsando os arrozeiros que ocupavam 0.7% da área.
Já escrevi demais sobre a questão indígena, e já perdi demais a paciência. A quem interessar está aqui:
Os bons canibais

8 comments:

Frodo Balseiro said...

Fernando, não tem como não se irritar com essa bobagem da demarcação contínua.
Embora solitário, o Ministro Marco Aurélio estava coberto de razão. O laudo "antropológico" perpetrado por uma única "intelectual indigenista" é um atentado à verdade, e ao bom senso!

bete p.silva said...

Eu vim aqui no tiro certo, sabendo que haveria uma postagem a respeito.

Que pena, que pena, que essa imagem do bom indiozinho persista, e a dura realidade não seja mostrada. É, você tem razão, você escreveu bastante. Mas olha, convivo com pessoas (que se dizem sabidas), que discordam radicalmente de você. É lamentável como isso tudo chega distorcido às pessoas.

Haverá fome e desemprego, além de outras coisas. É pena.

Thales said...

Cara, vou ser sincero... eu só vi o resultado e não vi nem ouvi os votos dos Ministros do Supremo...
Se vc tiver alguma fonte, link etc onde eu possa ver/ler, me passe por favor... daí eu opino sobre o caso...
Mas como vc, neo-liberal brainwashed, sempre tem opinião contra o que é bom para o país, já adianto que não sei se vou concordar com vc...
E pelos links que vc me passou, o que deu para entender por cima é que vc defende que os índios se tornem produtores agrícolas, e não continuem com suas milenares culturas... e isso eu não concordo!!!
Abraços...

Alma said...

Ô Chapolin, é bom para o país manter um grupo de brasileiros em uma área isolada na fronteira vivendo de desmatamento e garimpo ilegal? Ou você acha que os índios e suas culturas milenares vão viver de que?
Dá para ler as notícias no site do STJ:
http://www.stf.jus.br/portal/principal/principal.asp

Frodo Balseiro said...

Fernando, solidariedes "liberais" para você. Não sei onde esse pessoal do "mundo melhor é possível" arruma esses nomes...vá saber.
Os índios, querem é viver dos nossos impostos, deitados na rede tomando cachaça (e como gostam), mascando cauim, e se pintando de urucum para a guerra! Falar em "cultura" indígena, é uma imbecilidade, pois são dezenas, centenas de diferentes culturas. Inclusive a "cultura da antropofagia" bastante popular até algum tempo!
Você acha que devemos preservar a antropofagia Fernando?
Eu acho que não, é contra minha visão "judaico/cristã/ocidental" de mundo, embora quem sabe eu não deva me orgulhar disso! Quem sabe eu seja um branco da elite facista que quer ver os índios dizimados!
Falar em "cultura indígena" é mais ou menos o mesmo que a tal "cultura africana". Que não existe! Nada existe em comum para as tribos que habitam a Africa.
Só acreditam nisso, os mesmos babacas que querem promover o racismo e a divisão do Brasil em pretos e brancos, através das cotas!
Abs

Lelec said...

Rá-rá! "Chapolin" foi demais!

Valeu pela gargalhada do dia, mon ami!

PS: Também já falei aqui no seu blog o que penso do assunto. Não vou me repetir. Cansa.

Anonymous said...

Fernando,
Tive a honra de ser convidada para o meme. Sou blogueira nova na história, assim não sei se estou fazendo direito. Mas de qualquer maneira, vim te visitar e báhhhhh(como diriam os gaúchos!) que bacana este seu bloh, hein... De cara senti um frescor amazônico logo que abri o blog. Depois vi que vc é engenheiro florestal, pensei: bingo!O frescor era real!
Amei suas postagens: uma suave e terna inteligência!Amei!Sandra Leite é realmente uma doçura!Estou conhcendo blogs maravilhosos como este seu!
Se vc puder me honrar com uma visitinha lá no meu blog, vou ficar super feliz:"Então, amo como resposta" é o nome do blog!
http://entaoamocomoresposta.wordpress.com/
Um abração!
Neilza Barreto

Everardo Ferreira said...

Frodo, os nossos irmãos do norte foram mais claros do que você. Búfalo e índio foram literalmente extintos, aos milhares. Depois de um dia duro, iam rezar. Mas, eles foram até bonzinhos em relação aos espanhóis com os INCAS, os MAIAS, etc.. Nós ainda temos tempo de fazer a nossa "fezinha". Tem eleição no ano que vem!