Monday, March 16, 2009

Talibans da reforma agrária


Estes dias por acaso assisti a Lula News, a TV Brasil, essa picaretagem montada com o nosso dinheiro e que nunca passou do traço de audiência. Eu fiquei lá para ver se justificava o traço assistindo ao documentário Entreatos de João Moreira Salles sobre a campanha presidencial de 2002.
Ali estava a quadrilha toda antes de começarem a se delatar mutuamente, Zé Dirceu, Palófi, Luiz Gushiken, Silvinho Land Rover e Duda Mendonça mostrando o making-off de um candidato. Extremamente didático.
Em certa cena do documentário, a bordo de um jatinho, Lula fala sobre o MST. Dizia ele que alguns intelectuais vieram com a idéia de que o socialismo nunca poderia ser implantado pelas eleições. Era preciso espalhar a ideologia socialista pela sociedade e de baixo para cima promover a mudança. Lula discordou. Ele mesmo diz ter saído correndo de um acampamento onde o clima estava guerrilheiro demais para seu gosto. No fim ele ganhou a parada. Ganhou as eleições e está tentando impor seu socialismo de cima para baixo. Só não faz como o companheiro Chávez não porque não quer, mas porque não pode.
Os tais intelectuais que ele citou viam no MST um instrumento para seguirem com seu plano.
E de uma maneira ou de outra, o socialismo de baixo está encontrao o de cima nesse governo.
O MST invade, depreda e mata sem que se sinta ameaçado de alguma maneira pelo estado de direito. A situação é ainda pior nos estados governados por petistas como Ana Júlia Carepa no Pará.
A mulherada da Via Campesina organizou protestos no país inteiro esses últimos dias em protestos contra o agronegócio. Compraram chapéus de palha novinhos exclusivos para a ocasião, e lencinhos coloridos para se parecerem assim com talibans da reforma agrária. Nas fotos tem até mocinhas de top e calça baixa, com jeito de nunca terem pego no cabo de uma enxada e de estarem cabulando a aula de sociologia da fefeléchi.
Invadiram o Ministério da Agricultura e depredaram plantações de cana e eucalipto porque isso não se come.
Só de discutir esse assunto já dá uma pena danada da ignorância desses capachos ideológicos. Se dependesse do MST o Brasil estaria passando fome.
Quem já foi a um assentamento sabe o que é aquilo. Na primeira ocasião o assentado que cansou de plantar mandioca e criar galinha vende aquela jaca, ou troca por uma mobilete e vai para a cidade tomar pinga e entrar de novo na fila para receber outro lote. Enquanto isso o governo petista subsidia esses bandidos e penaliza o setor que salvou a balança comercial brasileira nas últimas duas décadas. E os intelectuais em seus apartamentos acham linda a luta do povo em prol da miséria e da violência no campo.

1 comment:

Lelec said...

Olá Fernando,

No que tange ao MST, nossas opiniões se encontram perfeitamente.

O que me preocupa é que não vejo no Brasil uma liderança política disposta a enfrentar o MST tal como eles são: bandidos. O PSDB, partido de "oposição" não combate os crimes dessa turba.

Tenho um conhecido que passou maus bocados com a turma do MST. Eles invadiram as terras, dizendo que era para "agricultura familiar". A primeira coisa que fizeram foi deflorestar TODA a bonita mata da fazenda. Em seguida, venderam a madeira para uma empresa qualquer. Depois de duas semanas, largaram tudo e foram procurar outra propriedade para invadir e desmatar. Plantar que é bom, nada!
Além de tudo, como se não bastasse, o MST é anti-ecológico.

Abraço,

Lelec