Monday, March 02, 2009

Operação Valkíria


Operação Valkiria foi o nome dado à tentativa comandada pelo oficial Claus von Stauffenberg de matar Adolf Hitler e tomar o poder na Alemanha usando o exército de reservistas de Berlim em 20 de julho de 1944. Hitler cometeria suicído nove meses depois.
Apesar da devoção nacionalista, ainda havia entre alguns oficiais da Werhmacht alemã um certo sentimento de honra que os faziam desprezar os métodos nazistas e as Waffen SS.
A grande vergonha da Alemanha ainda é saber que grande parte de seus aristocratas, políticos e oficiais, homens educados e civilizados puderam ter suas consciências engolidas pela máquina ideológica nazista.
O golpe de Stauffenberg entrou para a história como parte desse desorganizado movimento de resistência alemão formado de oficiais e alguns políticos, mas é notavel que essa tentativa tenha sido feita apenas nos últimos meses da Guerra, quando todo oficial já pressentia a derrota iminente.
Por isso mesmo, para mim, o maior exemplo de coragem e resistência alemã vem de uma simples estudante universitária, Sophie Scholl, que desafiou o regime no auge de seu autoritarismo.
Tom Cruise faz um Stauffenberg bastante plausível, e sou um grande fã da holandesa Clarice Houten (de A Espiã) que faz sua esposa. Mas o Hitler do filme deixa a desejar. Perde de longe para Bruno Ganz em Untergang, certamente o retrato mais aterrador do tirano já feito no cinema.

4 comments:

Alice said...

A mocinha holandesa se chama Carice:
http://nl.wikipedia.org/wiki/Carice_van_Houten
Beijo.

Alma said...

ah fala sério, Clarice é bem melhor que Carice...

Lelec said...

Ainda não vi esse filme, está na minha lista. Mas fiquei com mais vontade ainda de assistir ao longa sobre Sophie, cuja biografia não conhecia. É assim: sempre que venho aqui, aprendo alguma coisa. Obrigado!

Abraço,

Lelec

Guga Pitanga said...

Eu ainda não assisti a esse filme, mas estou curioso.

Abço
Pitango
http://www.tchubaduba.blogspot.com/