Monday, October 19, 2009

Inglourious Basterds


Poderia ter sido um faroeste, mas o Inglourious Basterds é sobre um grupo de soldados judeus a serviço da OSS que entra na França ocupada para aterrorizar soldados nazistas.
Cada cena é irresistível, e mesmo uma conversa em uma mesa de restaurante não tira a tensão e o humor do ar. Cada ator também dá seu show especial, incluindo o caipira escalpelador de Brad Pitt, a espiã de Diane Kruger que nunca atuou tão bem, e especialmente o austríaco Christoph Waltz que faz o SS Hans Landa numa performance de roubar a cena.
Uma conhecida disse que assistiu o filme em um cinema de Higienópolis, tradicional bairro judeu de São Paulo. Segundo ela a platéia foi ao delírio e aplaudiu de pé no final.
Em Atonement, livro de Ian McEwan e filme de Joe Wright, a personagem usa a literatura para expiar seus pecados, Tarantino usa o cinema (literalmente no final) para mudar a história e aplacar nossa sede de vingança pelo Holocausto, e é genial no que faz.

3 comments:

Augusto Araújo said...

Assisti o filme tb, bom pra caramba, nao esperava q fosse tanto, me surpreendeu, etc, etc, (só elogios)

Pitango said...

Da mesma forma, achei o filme genial. Já era fã do Tarentino, tornei-me ainda mais!

Anonymous said...

Tarantino em mais uma "tacada" GENIAL!Diálogos incríveis(como sempre)e final surpreendente!Diane Kruger está maravilhosa no papel e Christoph Waltz dispensa comentários(roubou a cena do Brad Pitt - sorry Brad).