Wednesday, October 28, 2009

Superbia


No orkut existem mais de mil comunidades com o título "Eu odeio gente que se acha" e variações.
Na verdade ninguém gosta de gente que se acha, exceto os puxa-sacos daqueles que estão se achando.
Existe um piscologia um troço chamado de síndrome do pequeno poder. Acontece muito com porteiros e síndicos por exemplo. E atendentes de guichês de repartições públicas. O cara sobe no tijolo e pensa que é rei. Ah, o prazer de torturar e humilhar aqueles que precisam de você, vê-los jogados aos seus pés...
É, taí o orkut que não me deixa mentir, a soberba é o mais odioso dos pecados.
Do tijolo ao trono, a coisa só muda em escala. Quanto mais poderoso o pecador, maior é sua vaidade, maior o seu orgulho. E maior a corja de puxa sacos que lhes mascara a realidade e ao mesmo tempo lhes infla o ego.
É difícil achar na história da humanidade um líder poderoso de massas que não fosse um poço de soberba. Abraham Lincoln, Gandhi, Mandela? Talvez sejam os únicos.
A coisa fica bem mais feia quanto mais à esquerda andamos. Nos regimes socialistas a soberba é política de Estado, já que os supremos líderes encarnam não só a vontade do povo mas o Bem e a Verdade. Daí que suas fotos, efígies e estátuas estejam por toda parte. É o cúmulo da soberba, é o culto à personalidade patrocinado pelo constribuinte. Mas nem falemos pois de Kim Jong Il, Khadafi, Castro, Lênin, Stálin e toda essa cambada. Vamos nos restringir às Américas. Obama depois do Nobel já pode ser canonizado. Chávez já tem até sua SS. Evo tinha também seu comitê para indicá-lo ao Nobel da Paz. Zelaya já tinha até estátua sua pronta para por no jardim da sede de governo. Os Kirchner calam a imprensa que lhes critica.
E nosso líder? Ora, fora os inúmeros "nunca antes nesse país" que só ele sabe dizer, aparece em inauguração até de quitanda. E a obra prima de sua soberba vem aí em filme, o Filho do Brasil, a ser lançado em todo o Brasil bem no ano de eleição, ora vejam que coincidência.
E enquanto o cordão dos puxa sacos aumenta, falta gente para mostrar que o rei está nu.

No comments: