Tuesday, September 12, 2006

A ditadura do suor

Preciso emagrecer. Passos os dias no carro, no telefone e atrás de um computador. Meus dias de jogador de rugby já foram há muito tempo. O meu esporte no momento é levantamento de xícara de cafezinho. Bem, de vez em quando eu tento um squash, mas fico ali na quadra correndo como louco esperando a hora do enfarte bater.
Cheguei agora de uma destas modernas câmaras de tortura, horror dos horrores, uma academia de ginástica. Eu já tinha uma academia, e ficava com aquele remorso por pagar e não ir. Agora arrumei uma academia maior, mais bonita e mais cara para que o remorso seja ainda maior e eu me obrigue a ir de qualquer jeito. Uma loira com ares de aeromoça explicou o uso dos aparelhos, o computador que controlará seu desempenho e registrará suas atividades. Eu me sentindo na masmorra de Torquemada e ela lá falando como eu deveria saltar de um aparelho para outro quando a luz verde acendesse. E os xiitas da forma lá, pedalando no spinning com aquele olhar superior que quem está com os abdominais aparecendo através da camiseta suada...
Eu sei que tenho que emagrecer e me alimentar bem para ter uma vida saudável, mas recuso a patrulha e a obrigação.
Drogas são proibidas, já querem proibir ou no mínimo inibir o consumo de cigarro e álcool. Do jeito que vamos daqui a pouco será proibido ser gordo, ou os gordos pagarão mais impostos. Gordos são apontados na rua como doentes, assim como fumantes.
Por isso digo que a mídia, a sociedade, a moda, a propaganda e o governo estão no perigoso rumo de infantilizar as pessoas. Infantilizar porque privam cidadãos de decidirem o rumo das próprias escolhas.
No maço de cigarro está escrito: Fumar mata. Todo mundo sabe que bomba de chocolate engorda. Mas não temos mais o direito de escolher algo que diz respeito somente à nossa própria vida? A patrulha acha que não. Acham que o governo deve proibir, taxar, controlar, e se o governo não faz nada fazem eles. Como aquele que tosse desesperadamente quando alguém acende um cigarro a 50 metros de distância ou o outro que humilha o gordo na fila para entrar no avião.
O pai da criança obesa fala desesperado: o governo precisa tomar uma providência porque meu filho é obeso. E quem escolheu dar dinheiro ao guri para se entupir de chips e coca-cola na escola?
Desde que a pessoa esteja minimamente informada dos riscos que suas escolhas podem trazer, o resto é com ela. Toda tentativa de controle caminha para o perigoso rumo da ditadura.
Vou tentar emagrecer porque quero, sem que nenhum computador me diga: oh, santa Jane Fonda, você comeu uma rosquinha ontem, fora deste sagrado recinto de suor, e só volte depois de passar um mês comendo alface!
Minha vontade mesmo era voltar à pré-história e ao mais eficiente e saudável método para permanecer em forma: caçar para comer.

2 comments:

Anonymous said...

é engraçado pensar que primeiro o nosso querido capitalismo, nos faz consumir mais e mais, cigarros, bebida, comida, coloca tudo lindo, lindo, nas revistas, na tv, aí depois, colocam os recadinhos "fazer exercícios regulamente faz bem pra saúde", e o cigarro as fotos horrorosas, sem dizer das lindas modelos anorexicas, aí a gent tem escada rolante, tem o computador, o carro, que nos impede de dar uma boa caminhada, nossos avós, não tinham problema com a balança, nem com o colesterol, a ginástica era obrigatória...(rs), lenha pra buscar, água pra carregar, enfim, concordo plenamente com você que academia é um porre...(rs), mas sabe uma coisa legal, pra colocar o corpo pra malhar, dança, é exercício e relaxa...

Santos Passos said...

Outra saída, mais factível, é passar uns tempos em minha aldeia, Passos de Lomba, Parque Natural de Montesinho, nordeste de Portugal. Lá os homens são (quase) todos magros. E no pequeno almoço comem figos secos acompanhados de deliciosa bagaceira.