Monday, September 25, 2006

Voto com ética


Quis participar de uma blogagem coletiva promovida pela Laura (www.lauravive.blogspot.com) com esse tema, o voto com ética.
Já disse aqui que por questões burocráticas não pude transferir meu título para a Holanda, e por isso, suspiros de remorso e arrependimento, me dei como missão convencer ao maior número possível de pessoas a votarem decentemente, suspiro de esperança.
Enquanto nos aproximamos das eleições, a imagem que me vêm à mente é a de Diógenes, um de meus ídolos, com sua lanterna em plena luz do dia à procura de um homem honesto nas ruas de Atenas.
Quando penso nos brasileiros chegando perto do momento de votar imagino-os todos de lanterna na mão, tentando decidir quem escolher na urna. Há canalhas, ladrões, vagabundos, sanguessugas, aproveitadores, cafetães, capachos, pelegos, coronéis, picaretas, mensaleiros, sacoleiros, e tantos outros simplesmente corruptos. Mas homens honestos há poucos. Na política brasileira existe apenas um Fernando Gabeira para cada cinquenta ou talvez cem Severinos Cavalcantis.
É preciso reler Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Hollanda para descobrir como chegamos até este ponto. O Brasil sempre teve esses políticos de rincões, populistas, daqueles que empregam toda a família no gabinete, privilegiam amigos nas negociatas de contrato, ganham aquele subornozinho por fora, constroem alguma obra superfaturada para inaugurar com o nome de alguém ilustre da família e se aposentam com o patrimônio quintuplicado depois de três ou quatro mandatos.
Esse tipo de político dá que nem saúva no país. Infelizmente só aprenderemos a nos livrar deles quando entendermos que político é o nosso empregado, e não o contrário. Mas por outro lado, esse tipo é facilmente identificável. Basta uma estudada mais profunda em suas biografias e comparar seus discursos e suas ações e já perceberemos de que tipo se trata. A ética dessa gente é a de usar o poder em benefício próprio, e o povo é manipulado para este fim.
Mas desde que o PT chegou ao poder há quatro anos atrás, descobrimos ou outro tipo de corrupção. Um novo, e mais grave do que o que conhecíamos. Mais grave porque atentou contra as instituições democráticas, bases do Estado de Direito e da República. Uma corrupção que, em nome de uma certa ética, pretendia criar um projeto de poder para o PT. Essa ética do PT pretendia que o fim, um suposto estado de bem estar social do povo, justificasse os meios, todos e quaisquer meios. “Nunca antes neste país” houve tamanha e obscena promiscuidade entre partido e governo, público e privado. "Nunca antes neste país" vimos tantas malas pretas sendo passadas de mão em mão, entre publicitários, empresários, ONG’s, estatais, políticos e contas nas Bahamas.
Será que tudo isso é permitido em nome do bem do povo? Essa é a ética torta e imoral de Marilena Chauí, Rose Marie Muraro, Paulo Betti e Zé Celso Martinez Corrêa. Essa é a ética dos que dançam enquanto ladrões são absolvidos no Congresso. É a ética dos capangas do presidente que se entregam aos leões para salvar o chefe que continua dizendo que nada viu e nada sabia. É Nero, cego e surdo, tocando a lira enquanto Roma arde. Será louco, incompetente ou conivente?
ESSA NÃO É A MINHA ÉTICA!
Tudo em nome do povo a quem Lula rouba o futuro com sua Bolsa Miséria. O ditado chinês diz que é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe. O PT pode admirar o PC Chinês mas não liga para sabedoria milenar. Com sua esmola, mantém os miseráveis contentes enquanto o país cresce ao ano menos do que o Haiti, e os banqueiros ganham bilhões com nossos juros estratosféricos.
O PT quer fazer crer que esta eleição é uma disputa entre as misteriosas elites (que na verdade nunca lucraram tanto como no seu governo) e o povo. É mentira. É uma eleição a ser decidida entre os mais e os menos informados. E uma constatação cruel da sociedade brasileira é que os mais desinformados são os que ganham menos, por consequência os que mais se beneficiam com a Bolsa Miséria.
Vemos hoje Lula beijando a mão de Jader Barbalho e abraçando Newton Cardoso, dois dos melhores exemplares do primeiro tipo de corrupto que descrevi aí em cima...Até isso vale para se manter no poder, jogar a própria biografia no lixo e se juntar ao que há de mais imundo na política brasileira.
É preciso dizer com todas as letras, em nome da minha ética que não é a deles: o voto nesta eleição tem que servir a tirar o PT do poder. Em nome da justiça, da democracia, da república, do estado de direito, em nome simplesmente de quem trabalha e vive honestamente.
Diógenes, certa vez andava contra o fluxo na saída do teatro de Atenas. Quando lhe perguntaram o que estava fazendo disse: "o que fiz toda minha vida".
Informe-se, pense por você mesmo e saberá como votar com ética. Ou saíremos todos de lanterna na mão.

5 comments:

Jacque said...

Certíssimo! Sou de BH e desconheço hipocrisia maior do que a foto do Lula abraçando Newton Cardoso.
Uma beleza de post.
Um abraço.

Anonymous said...

ética não só na política. Ela precisa estar dentro de cada um para podermos cobrá-la. E isso eu não vejo por aí. abç

Anonymous said...

Fernando:
Você tem razão. Não dá para divorciar o discurso da ação. Pregar lisura, honestidade e apoiar gente como Jader Barbalho e Newtão Cardoso.
Acho que, no caso da ética, ela existe ou não. Não há meio termo.

Anonymous said...

Será que alguém sabe o que está havendo? De repente vejo uma onda defensora do Lula se tornando maior a medida que as eleições se aproximam. Todo mundo - com um pouco de educação e preocupação com o futuro do país - tinha se dado conta de que Lula foi um sonho bom, mas que a gente acordou. De repente, começa propaganda política e legiões mudam de opinião. Achei que já tivéssemos passado da fase em acreditar em estorinha. Entendo até o porquê da mídia ter mudado: o medo. Mas as pessoas com um mínimo de consciência, a meu ver, têm a obrigação de não se deixar iludir por pura manipulação.
Paula

Alma said...

Paula, acho que até a imprensa está se dando conta do horror que é o PT. Você via a capa da Veja desta semana?
Acho que estão tomando jeito. Ainda puseram o blog do Reinaldão Azavedo na página deles.
A propósito gostei dos seus comentários de outro dia. Acho sim que cada sociedade passa por processos de amadurecimento e aprendizado assim como as pessoas. Comparar Brasil e Holanda é absurdo, ainda temos pelo menos alguns séculos de aprendizado democrático para chegarmos onde a Europa está. O Brasil ainda é um moleque aborrescente...