Saturday, September 02, 2006

The End

É incrível que há 10.000 anos atrás estavámos a jogar pedras e gravetos uns nos outros e escrevendo em paredes de cavernas. Hoje, nossos astrônomos já conseguem prever como será o fim do universo daqui a trilhões de anos. Está na Time dessa semana.
Eles chegaram a uma conclusão sobre o nosso fim depois de algumas descobertas recentes. A primeira delas é foi ter descoberto o Big Bang, baseado na radiação cósmica. Depois, pela observação de supernovas descobrimos que o universo está se expandindo, e aceleradamente. Outra é que o universo é plano. E depois me dizem que há matéria escura no universo na proporção de 10 para 1 em relação à matéria visível. Não me pergunte como, pois as descobertas de astrônomos me trazem muito mais perguntas do que respostas. Bem, quando puseram tudo isso junto em um caldeirão de equações e descobriram The End.
As galáxias estão se afastando umas das outras. Apesar de sua força de gravidade, o universo não vai desacelerar e regredir em um Big Crunch. As estrelas do nosso céu sumirão uma a uma. Nosso sol será reduzido a um anão branco e terá uma morte lenta que durará 100 trilhões de anos enquanto a Terra e os outros planetas serão reduzidos a pedaços de rocha e gelo vagando no vazio negro e gelado do espaço. Eventualmente tudo o que sobrará no universo serão buracos negros, que por sua vez se desintegrarão em partículas soltas. E nós, existiremos ainda como alguma forma de consciência etérea? Boa pergunta, mas vamos nos perguntar primeiro se conseguiremos chegar vivos até a semana que vem. Em todo caso é melhor olhas mais as estrelas antes que sumam de vez.

No comments: