Saturday, September 30, 2006

Segundo turno já!


Eu desconheço as virtudes e os problemas da gestão de César Maia na prefeitura do Rio de Janeiro. Não sei se ele é ou não um bom prefeito, mas sei que ele é uma raposa da política e sabe muito bem o que diz.
Nas suas newsletter’s, ou o seu ex-blog como ele diz, César Maia destrincha análises, pesquisas e programas eleitorais como um mestre. Quinta passada, afirmou que já podemos contar com segundo turno nessa eleição. O que ele afirma é baseado nas seguintes prerrogativas, que para mim fazem todo sentido:
1) Alckmin vai continuar a crescer nestes últimos dias seguindo a tendência das últimas pesquisas;
2) Ninguém nunca teme mais votos do que a avaliação ótimo+bom do governo, que no caso de Lula vai de 44 a 47%. Este é seu teto de votos;
3) As pesquisas feitas durante a semana tem como base mais pessoas da população que não é econômicamente ativa, na sua maioria eleitores de Lula. Os resultados são ligeiramente distorcidos a seu favor;
4) As pesquisas indicam 7 a 9% de abstenção+brancos+nulos. No dia da votação essa porcentagem vai ser muito maior, no mínimo de 17,74% (igual ou maior a eleição de 2002. Grande parte destes não-votos estão entre a população de menor renda e menor grau de instrução, ou seja, eleitores de Lula.
Eu vou com César Maia e digo que a esperança é a última que morre!

1 comment:

Santos Passos said...

Por outro lado, Lula não foi ao debate. Como não ir ao debate significava perder dois ou três pontos percentuais, isso indica que as pesquisas lulistas apontavam vitória por diferença maior que essa. Vai daí, por melhor que seja o taco do Cesar Maia, pode ser que os lulistas estejam certos. À meia noite de amanhã (horário Brasília) saberemos.
Abração.