Wednesday, March 14, 2007

Cinématographe Lumière


Garimpei no Youtube estas relíquias da pré-infância do cinema. Não as via desde que visitei a antiga casa dos irmãos Louis e Auguste Lumière, hoje o museu do cinema, em Lyon. Os dois fizeram a primeira exibição pública do cinematógrafo em 1895 com o filme “Sortie des Usines Lumières”.
O filme “Arrivé du Train en Gare de la Ciotat” marca o início da influência do cinema na cultura popular. Diz-se que durante a primeira exibição do filme os espectadores saíram correndo da sala esperando mesmo que o trem fosse entrar pela tela.
Já em “L’arroseur arrosé” ou o jardineiro molhado, Louis Lumière descobre que om filme para ser interessante precisaria de um enredo, uma trás por trás das imagens. É provavelmente a primeira comédia filmada da história e ao mesmo tempo a descoberta do cinema como entretenimento.

2 comments:

Anonymous said...

E do nome Louis Lumiere que vem o nome do seu blog?????

Gracinha o cartaz!!!!!!
beijos

Alma said...

Ingrid, o nome do blog é em parte sim uma homenagem aos inventores do cinema. Mas eu sempre gostei do som da palavra, do significado, da referência ao iluminismo...Acho que sempre precisamos de mais luz não é?