Thursday, March 08, 2007

Dia da mulher


Quer dizer que os outros 364 são de quem? Piada à parte, descobri que o dia da mulher comemora uma passeata feminista de 1908, ou seja, 99 anos atrás, quando 15.000 mulheres de Nova York saíram às ruas pedindo melhor salário, redução da jornada de trabalho e direito ao voto. Desde então muita água rolou e as mulheres conseguiram isso e muito mais. As mulheres conquistaram a indepêndencia sexual com a pílula, conseguiram cargos executivos em corporações e chegaram à política. Provavelmente veremos em um futuro próximo Hillary Clinton na Casa Branca. Enquanto isso os homens se ocupam mais dos filhos, cuidam mais da própria vaidade como atestam as vendas astronômicas de cosméticos masculinos, enfim, tomam espaço que antes era exclusivamente feminino. Aqui em casa eu cozinho e minha esposa instala o computador e faz a nossa declaração do imposto de renda. Eu acho é bom. Um futuro dominado por homens seria muito mais chato, bruto e burro do que um futuro mais feminino, ou mais equilibrado.
A verdade é que enquanto as mulheres conquistam seus espaços nas metrópoles, nos grotões do país (e do mundo) a realidade das mulheres tristemente ainda é outra.
Nosso pensamento machista primitivo dá risada quando olhamos essas fotos, mas atrás do cômico está a cruel realidade das mulheres ainda vistas e tratadas como mercadoria.
Para o condutor da carroça por exemplo a moça tem que ser “vige”, se não for não merece ser tratada como moça. Na distinta Boate Azul uma mulher vale 5 cervejas. Na Noite da Chupeta por uma cerveja e uma porção de batata frita você ganha uma masturbação grátis! No Planet Dance cada mulher que você levar dá um desconto na entrada. E se você levar 5 mulheres ganha até 2 reais de volta, já dá para uma pinga. Eles não especificam se as mulheres podem ser levadas vivas ou mortas. E a Noite da Xoxoteca? O traje é a rigor? Pobres homens, estão mesmo condenados à extinção. Por enquanto eles aproveitam, enquanto ainda há noites da xoxoteca.
O que eu queria mesmo saber é o que diabos é um “sabonetinho” que vale 40 reais ali no cartaz...

1 comment:

clabrazil said...

Excelente, Fernando.

Xoxoteca é demais. Trágicômico.

Vi mulheres em situacoes embaracosas no Catar também, um país que passa longe de ser o grotao do mundo em termos financeiros, mas em termos culturais chega bem perto.

Mulheres oprimidas, acreditando em virgindade, superioridade masculina e tudo mais. E achando tudo isso o máximo!

A Juliana só conserta computador e você cozinha por ambos terem sido oferecidos oportunidades semelhantes.

Vou bater na mesma tecla novamente: educacao, gente.

Beijos,
Cla