Saturday, March 24, 2007

Extreme Home Makeover


Reality TV é provavelmente a pior invenção, holandesa diga-se de passagem, já criada pela indústria do entretenimento. Fora ter servido a colocar John de Mol como um dos dois holandeses na lista de bilionários da Forbes ( o outro é o herdeiro da Heineken), a reality tv transformou seres humanos em ratos de laboratório eletrônicos dispostos a enfrentar qualquer cretinice pelos seus Warholianos 15 minutos de fama.
Extreme Home Makeover é um programa que no entanto me emociona. Nada a ver com o fato de que essas pessoas conseguem construir uma casa em 7 dias. Para mim colocar azulejos na cozinha já foi um trabalho de Hércules. Mas ver as pessoas, normalmente de famílias passando por crises ou dificuldades dessas que a vida nos reserva, voltando a um novo lar e tendo uma perspectiva de recomeço é emocionante.
Esses dias uma mãe solteira tentava criar sua filha e outras quatro adotadas, todas excepcionais ou deficientes físicas.
É claro que a televisão quer audiência, que os empreiteiros querem propaganda. Mas entre as pessoas que têm sua casa reconstruída não há demonstrações de vaidade ou arrogância, não há o desejo pela fama. Há simplesmente a alegria pura de ter a dignidade, junto com sua casa, restaurada. A dignidade de um homem como dizia Abbé Pierre começa com um lar nesse mundo. Aos que tem a sorte de caírem nesse show, só sobra a humildade de agradecer o presente dizendo thank you ABC.

No comments: