Saturday, March 03, 2007

The Last King of Scotland


O filme baseado no romance de Giles Foden relata a convivência entre Nicholas Garrigan, um fictício médico escocês e Idi Amin Dada, ditador do Uganda entre 1971 e 1979. Tanto livro como filme misturam a ficção de Foden à realidade do Uganda sob a ditadura de Idi Amin. No filme, Garrigan conquista a confiança do ditador africano que se diz legítimo herdeiro do trono da Escócia e se torna seu médico pessoal. Magnetizado pelo poder e pelo carisma de Idi Amin, Nicholas prefere ignorar a brutalidade do regime e aproveitar seus favores.
Martin Meredith em seu livro The State of Africa mostra que na realidade, Idi Amin Dada era um ditador brutal e assassino, analfabeto e sem a menor noção de como administrar um país. Amin perseguiu, torturou e massacrou seus inimigos. Seus esquadrões da morte atiravam os corpos aos crocodilos do Nilo para livrarem-se deles. Diz-se que ele fazia rituais de sangue e magian negra quando frequentemente pedia que o deixassem a sós com os cadáveres de suas vítimas. Passava suas ordens e leis pelo rádio à população. Desconfiava de tudo e todos. Acabou com o tesouro em gastos militares e quando o dinheiro acabava ele simplesmente mandava o Banco Central imprimir mais notas para resolver o problema. Expulsou todos os asiáticos do país arruinando a economia local, outrora florescente com exportações de café, cacau, frutas e minérios.
Aos poucos, Nicholas Garrigan vai descobrindo que vendeu sua alma ao Diabo. E uma certa cena, que lembra Orfeu indo buscar Eurycide no Inferno, Nicholas desce as escadas de seu hospital em meio aos gritos torturados de refugiados da guerra para encontrar o corpo de sua amada, um das esposas de Amin, morta e desmembrada (e é verdade que uma das esposas de Amin foi mesmo encontrada desmembrada no porta-malas de um carro). Desse inferno é que Nicholas vai conseguir escapar da morte, em uma fuga inesperada e redentora.
The Last King of Scotland é uma excelente adaptação do romance de Foden. Forrest Whitaker tem uma performance excepcional na pele do ditador, digna do Oscar que recebeu, e o filme tem uma trilha sonora surpreendente. É mais uma face da tragédia africana a ser mostrada na telona.

2 comments:

clabrazil said...

Fui ver Smokin' Aces fim de semana passado e foi este um dos trailers. Tô esperando lancarem aqui para ver também. Já fiquei fascinada com o sotaque do Whitaker.

Beijos,
Cla

Anonymous said...

Adoro vir aqui, sempre aprendo com você. Você tem bom gosto, escreve super bem é inteligente e criativo.

Ti admiro, obrigado por vez por outra me visitar. A casa está a sua disposição.

Estou louca pra ver o filme.

Ps. daria pra você falar sobre qual o signifacado desses tamanquinhos de louça que se relaciona com a Holanda.