Saturday, March 24, 2007

Porto


Há alguns lugares na Europa por onde já passei que ficarão para sempre impressos na memória como cartões postais. A praça de Bruxelas, o Gran Canale de Veneza, Paris à noite, e muitos mais. Meu cérebro tem essas imagens tão marcadas que posso fechar os olhos e viajar a esses lugares digamos, durante reuniões de trabalho...
Um deles é certamente este, o casario da cidade do Porto visto de Vila Nova de Gaia.
Ali na margens do rio Douro é cais da Ribeira. Foi o Douro a fronteira norte do sultanato árabe em Portugal durante a ocupação. Ali entre as ladeiras está todo o centro histórico da cidade, e ao lado está a Ponte D. Luís I, essa fantástica estrutura projetada por Gustave Eiffel.
Fui ao Porto a trabalho, infelizmente. E tive o prazer de ver minha mala ser extraviada pela TAP cuja sigla significa, segundo um amigo português, Take Another Plane. A mala em si não foi um problema já que me dispensou do uso do terno e ainda me rendeu algumas compras pagas pela companhia. Meu problema é estar em uma cidade como o Porto e ter que trabalhar ao invés de andar pela cidade, comendo e bebendo todas as delícias que Portugal oferece. O meu problema é que a modernidade inventou o celular, o lap-top e o blackberry para que a nossa jornada de trabalho pudesse passar de 8 para 24 horas como se fôssemos todos imbatíveis Jack Bauers sempre ao alcance do chefe.
Mas mesmo assim ainda pude desfrutar de um belo bacalhau e um bom vinho do Porto na companhia de amigos e com esta invejável vista. Ali mesmo em Gaia é que chegam os barcos trazendo os tonéis de vinho produzidos no vale do Douro. E ali estão as caves das grandes vinícolas do Porto, onde o vinho será misturado à aguardente vínica e envelhecido em garrafas ou barris de carvalho. Assim é produzida a mais famosa contribuição portuguesa aos amantes de vinho do mundo, e especialmente apreciada pelos ingleses. O vinho do Porto é tão “british” que é a única bebida com a qual se pode fazer um brinde à Rainha da Inglaterra.
Pois terei que voltar ao Porto ainda só passeando, experimentando um cabrito aqui, uma “francesinha” ali, um bacalhau acolá, degustando um Tawny ali no cais e aproveitando o fato de estar ali dentro desse cartão postal saboreando a vida.
Para todos os apreciadores da boa vida, aqui vai o melhor site para saber mais sobre vinho do Porto e onde pode-se comprar as melhores garrafas:

http://www.theportwine.com/

No comments: