Thursday, August 09, 2007

Ainda os índios


Este blog perguntou a Hélio Schwartsman, bacharel em filosofia e colunista da Folha de S. Paulo o que ele achava do problema noticiado no Telegraaf.

(Não conheço Hélio pessoalmente mas sou um admirador de seus textos).

Responde o filósofo:

Fernando,

É o velho dilema do antropólogo. Na verdade, as duas soluções são ruins.Seja como for, eu só deixaria de salvar as crianças se fossem tribos intocadas (sem nenhum contao prévio com o branco). De toda forma, mandaria técnicos da Funai fazer o "resgate", não missionários, cujo propósito é necessariamente destruir a cultura indígena.
Abraço,

H.

A resposta é boa, mas ainda acho que antropólogos não deveriam tratar índios como espécies a preservar, sob o risco no futuro estarem preservados em zoológicos. Se Colombo fosse antropólogo não estaríamos aqui. Ele teria ficado na caravela olhando de luneta os índios matando-se e comendo-se nus na praia.
Eu acho que como humanos os índios têm direito às vantagens que a civilização trouxe ao resto da humanidade, e o resto da humanidade tem a vantagem de integrar uma nova cultura e todo seu conjunto de realizações e conhecimento em seu processo civilizatório. Neste aspecto eu concordo que deva ser a Funai ou qualquer órgão que queira conhecer e preservar a cultura indígena a interferir, não como disse Hélio e com razão, alguém que queira destruí-la.

No comments: