Friday, August 24, 2007

Todo es Venezuela...


O maluco de Caracas, conhecido como Hugo Chávez desta vez assustou até os holandeses. Falando ao parlamento da República Bolivariana da Venezuela, Chávez disse querer investigar as fronteiras ao norte da Venezuela. Segundo o ditador, tudo que esteja dentro de 200 milhas náuticas pertence à Venezuela, ou seja, as Antilhas Holandesas formadas pelas ilhas de Curaçao, Aruba e Bonaire seriam legalmente venezuelanas…Aruba não está nem a 40 milhas da Venezuela. Os jornais holandeses noticiam o que pode ser o princípio de uma segunda guerra das Malvinas. Os políticos tomam Chávez como um bravateiro e não acreditam que a queixa venezuelana vá para frente. Segundo o Ministro da Defesa holandês, as fragatas de segunda mão de Chávez não são páreo para a marinha holandesa… Eu acho que os holandese deveriam ser mais cuidadosos. Chávez tem usado grande parte dos seus petrodólares para comprar mísseis, helicópteros e outros armamentos na Rússia. Deve estar doidinho para estrear os brinquedos novos e arrumar uma encrenca internacional com os ‘‘imperialistas’’ pró americanos.

2 comments:

Anonymous said...

A verdade é que ninguém pode fazer nada para contê-lo neste momento. Sua sandice já passou do limite de controle, creio. Opções existem, mas não são realistas dada a dependência do mundo ao ouro negro. Vamos torcer para que os pobres venezuelanos não tenham que sofrer com uma guerra a essas alturas do campeonato.

Chavez pode até ter armas super potentes escondidas, mas a Holanda terá, sem dúvida, o respaldo de países que ainda não fizeram nada contra a Venezuela porque não houve um motivo explícito. É só a Holanda ( que acho que vai tentar resolver com a política do "deixa disso") entrar no páreo que outras nações vão se involver com a desculpa de apoiar o governo livre europeu.

Bem, torcemos para que tudo se resolva. A guerra não seria solução pra ninguém. Inclusive porque só acarretaria na imigração em massa das Antilhas para a Europa. O governo holandês, sem dúvida, não quer isso, nem os países vizinhos.

E no fundo, no fundo, todo mundo gosta de tratar Chavez como um louco. Entrar em guerra com um louco, seria dar asas à sua loucura.

Vamos ver no que vai dar.

Paula

Lelec said...

Chávez é um louco muito bem armado. Já tem a melhor força aérea da América Latina, com poderosos MIG (russos) e Sukhoi (ucranianos). Também tem submarinos modernos, comprados da Rússia. Fora os 100000 fuzis Kalashnikov, nas mãos das FARC.
Não sei se seria fácil derrotá-lo em um possível conflito.
A única coisa que vejo de positivo em um possível conflito é que uma derrota de Chávez poderia significar o fim do regime, tal qual na Argentina pós-Malvinas.
Parabéns e obrigado por nos informar com assuntos tão importantes vindos da Holanda.
Grande abraço.