Thursday, August 09, 2007

A misteriosa chama da Rainha Loana


Ganhei este romance do Umberto Eco de minha irmã no Natal passado. E minha pilha de livros para ler continua grande...
O livro é história de Yambo, um senhor de idade e um culto negociante de livros raros, que perde a memória após um acidente.
Em busca de seu passado, revisita a casa de campo onde passou parte da infância. Ali, sozinho, vai juntando os cacos da sua existência e desvendando a névoa em que se encontra.
Umberto Eco usa todo seu imenso conhecimento em semiótica para desvendar junto com Yambo todos os símbolos de vida perdida. São histórias em quadrinhos, livros, canções, posters de cinema, revistas antigas, programas de rádio que juntos compõe o quadro que é não só sua história, mas a história da Itália, da Europa e do mundo ocidental, tudo isso em uma edição ilustrada pelo autor que ajuda muito a entrar na mente da personagem.. Aprendemos sobre comportamento, sobre a esquizofrenia da era fascista que bombardeava os italianos com canções cultuando a morte heróica enquanto perdiam a guerra, sobre o despertar sexual guiado pelas amazonas de gibis e por estrelas de cinema. Sobre poesia e o amor, sobre a guerra e do fim da infância.
Muito do romance tem um quê autobiográfico. Em algumas crônicas de “A Passo de Caranguejo”, Eco nos brinda com várias reminiscências de sua infância que tem muito em comum com o personagem deste livro.
Mas no fim, Yambo (e nós juntos) descobrimos a névoa que o cerca, e descobrimos que a Misteriosa Chama da Rainha Loana é ainda por cima um livro sobre o amor.
Delicioso de se ler, com ilustrações perfeitas e um fantástico e delirante final.

No comments: