Wednesday, August 22, 2007

Va, Vis, Deviens


Poucos ouviram falar deles, mas os falasha são judeus negros que habitam vilas isoladas das montanhas da Etiópia desde tempos antigos. Segundo a lenda seriam descendentes do Rei Salomão de Israel e da Rainha de Sabá. Durante os anos oitenta, quando a fome e a seca assolavam a Etiópia, Israel e os Estados Unidos puseram em prática a Operação Moisés, destinada a repatriar em Israel os judeus etíopes. A Etiópia estava então nas mãos da ditadura comunista de Mengistu, que proibia a emigração. Os falashas abandonavam então suas vilas a pé em direção ao Sudão, onde eram recebidos em campos de refugiados à espera do resgate israelense. Mais de 8.000 falashas foram enviados a Israel na Operação Moisés. Estima-se que 4.000 tenham morrido durante a fuga da Etiópia, de fome, doenças, sede e exaustão.
O filme do romeno Radu Mihaileanu conta a história de Schlomo, um menino cristão de 9 anos forçado pela mãe a abandonar o campo de refugiados junto com os falashas para viver em Israel. Sua mãe é quem lhe dá o conselho que faz o título do filme: vá, viva, seja alguém. Em Israel Schlomo terá que se adaptar a uma nova religião, uma nova família, uma nova língua em um país moderno e cheio de conflitos. Adotado, negro, cristão de nascimento e judeu pelo destino, Schlomo tenta construir uma identidade carregando ainda o remorso de ter abandonado a mãe. O filme é a história de sua luta para seguir o conselho que a mãe lhe deu. Um história sem dúvida muito interessante e cheia de dilemas, o que compensa um filme bom mas que tem cenas que você gostaria de ver mais e cenas que você queria que passassem mais depressa. Vencedor do prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Copenhague em 2005 e do melhor script no César de 2006.

3 comments:

Anonymous said...

Gostaria de ver este filme. Será que já chegou ou chegará por aqui? Não sei se você já assistiu outros 2 filmes que fala bastante da identidade judaica, um brasileiro - O ano em que meus pais sairam de férias - retratando a nossa ditadura e outro em português O Tango de Rashevski,Le Tango des Rashevski.
Adoro suas dicas.
Cris

Anonymous said...

Onde tá passando o filme? Ou pegou na locadora?
Paula

Alma said...

Filmhuis Paulinha