Saturday, August 11, 2007

Ratatouille


Fui assistir o novo desenho da Pixar no cinema. É impressionante ver a perfeição que atingiu a animação por computador desde Toy Story. Paris é reproduzida como se fosse fotografia. As cores e texturas dos objetos e as expressões das personagens são extremamente bem feitas. Mas Ratatouille é mais que isso, é a história hilária de um ratinho que quer ser chef de cuisine, e que na sua trajetória contracena com outras personagens, ratos e humanos, não menos hilários. Nada mais nojento do que um rato na cozinha, mas por isso mesmo a história é boa. Guiado pelos ensinamentos de seu guru, o chef Auguste Gusteau, Rémy, o ratinho cozinheiro vai aprender a deixar de lado a vida de ladrão de comida para se tornar um chef. Nesse caso, a culinária francesa e a filosofia dão as mãos no filme. Outro dia até o editorial da Veja citava Montaigne que dizia que “o que eu sou para mim mesmo importa mais do que o que eu significo para os outros”. Ou seja, você pode fazer suas escolhas para se tornar o que quiser ser. Mesmo que seja um rato querendo virar cozinheiro.
E na parte culinária, Rémy nos lembra que comida deve despertar emoções. Hoje em dia estamos nos tornando ratos, nos alimentando de lixo. Com sua ratatouille, originalmente um prato de caipiras franceses, ele devolve ao crítico (e a nós) a sensação do sabor perdido. Eu mesmo assistindo o desenho lembrei de quando comi ratatouille a primeira vez, em uma fazenda perdida no Maine et Loire...

1 comment:

Anonymous said...

Adorei este filme também, se bem que ele perde um pouco por volta metade. Ele começa bem, atinge o pico, depois esfria totalmente pra no final esquentar mais uma vez. Vale a pena ser visto.

Gostaria de deixar aqui uma sugestão do mais típico humor britânico: não percam "Death at a Funeral "( Morte no funeral, em português?!). Hilário.

Paula