Saturday, August 04, 2007

Cortem-lhe a cabeça


Notícia da Agência Estado:
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu nesta quinta-feira, 2, na reunião do Conselho Político, que o governo não sabia da gravidade dos problemas no setor aéreo. "Nessa questão, é como uma metástase que o paciente não sabia", teria comparado Lula, de acordo com relato de participantes.”

Um livro infantil meu contava a história de um reizinho que vivia sendo bajulado por sua corte. Era mais ou menos assim: ele não se interessava por nada no reino porque sempre lhe diziam que tudo andava às mil maravilhas.
Certo dia o rei resolveu ir passear. Os assessores apavorados com a idéia mandaram construir lindos cenários que escondiam favelas e lixões, encheram as ruas de atores pagos para aplaudir e retiraram mendigos e os que protestavam das ruas. Tudo correu bem até que algum gaiato derrubou um dos cenários que foi derrubando todos os outros como um dominó, e só aí o reizinho foi perceber o que acontecia de verdade no seu reino.
Todo mundo sabe como Lula detesta más notícias e como seus assessores vivem tentando evitar situações constrangedoras. Isso é algo em comum que ele tem com outro colega famoso, George W. Bush. Este ainda tem coragem de enfrentar jornalistas. Lula foge de coletivas como o diabo da cruz. À força de tentar protegê-lo de ataques eu imagino que Lula deva viver numa névoa de embromação eterna fabricada por seus assessores. Só o levam onde sabem que será aplaudido. Só lhe contam o que sabem que vai agradá-lo. Transformam todas as más notícias em intrigas da oposição. Só o deixam falar no microfone se ninguém for contestá-lo. Não me admira que o homem nunca saiba de nada.
Mas os cenários começaram a tombar lá no Maracanã. Aquela vaia (aquelas seis vaias de 70 mil pessoas) foi a primeira ocasião em que Lula pode olhar para fora da bolha protetora que lhe cerca. E depois a passeata em São Paulo, e outras vaias no Nordeste e em Cuiabá...E os cenários vão tombando, e os assessores dizendo que é a oposição, que são os ricos...Mas uma hora Lula vai perceber que é um rei de baralho, que não sabe de nada e não reina sobre nada. E como a Rainha de Copas de Alice no País das Maravilhas vai se desesperar e sair gritando: Cortem-lhes as cabeças, cortem-lhes as cabeças!!!

No comments: