Wednesday, August 15, 2007

Relativismo cultural homicida


O Telegraaf, e este blog em consequência, antecipou (ou provocou) a reportagem da Veja desta semana sobre o infanticídio nas tribos indígenas brasileiras. A revista traz histórias pavorosas sobre o que acontece nas aldeias, e outras de esperança como a história da missionária Márcia Suzuki que conseguiu salvar e adotar essa indiazinha que está com ela na foto. Reinaldo Azevedo em seu blog comenta a reportagem da Veja: “Ainda que se possa piscar um olho ao relativismo cultural — “estes são os costumes deles; não temos nada com isso” —, o que choca, aí sim, é a conivência de antropólogos e indigenistas da Funai, que se fazem, então, tutores do assassinato. Se estes índios estivessem internados na floresta, sem qualquer forma de contato com a nossa civilização, não seria um caso de condescendência dos “brancos”, mas de ignorância. Estando, no entanto, ao abrigo das leis que regem o estado brasileiro (e eles estão), fazer vistas grossas diante do crime ou, pior, criar obstáculos a que se o impeça constitui, a um só tempo, ato imoral e também criminoso. É o momento em que o relativismo cultural se torna homicida. São menos os índios a matar aquelas crianças do que os “brancos” dispostos a condescender com aqueles hábitos.”
Falando em relativismo cultural, o comentário de um holandês no Telegraaf me chamou a atenção. Dizia ele “Aqui na Holanda também se faz a mesma coisa, mas aqui chamam a isso de aborto”. Este entendeu que talvez os que se dizem tão civilizados estejam mesmo é mais próximos do que pensam da barbárie.

2 comments:

clabrazil said...

Querido Fernando,

Muito interessante seu post.

Curioso que nosso único atrito cultural seja com os índios. Enquanto isso a Europa vive às voltas com questoes de integracao, véu na cabeca, proficiência da língua, etc.

Acho que chegamos (a humanidade) num ponto da globalizacao em que é possível criticar tradicoes mesmo que vá contra nossas "luvas de pelica culturais".

O que acontece no Brasil com a morte dos bebês indígenas é crime oriundo da ignorância, assim como a mutilacao genital em países africanos. As mazelas culturais estao expostas.

O cara do Telegraaf tem um quê de razao. Mas vou ficar na minha agora...

Anonymous said...

VC tem uma cópia da matéria da Veja pra mim?
Paula