Saturday, August 04, 2007

El oro


Um amigo espanhol certa vez caminhado pelas ruas de Quito foi violentamente abordado por uma senhora já idosa quer perguntava
- Donde está el oro? Donde está el oro?
E ele completamente desnorteado:
- Que oro tia?
- El oro que ustedes nos robaran...
A velhinha queria ser ressarcida por toda a riqueza que os espanhóis levaram das Américas nos séculos XVI e XVII...Este mesmo amigo diria espantado a seus amigos equatorianos:
- Nós demos a vocês a civilização, a língua espanhola e a religião católica, o que querem mais?
Existe uma certa ilusão esquerdista de que as Américas viviam em paz e tranquilidade antes da chegada dos descobridores, e que a conquista do Novo Mundo trouxe mais mal do que bem. Não vêem que os nativos viviam em um estágio parecido com o Neolítico matando e comendo uns aos outros. Mesmo as civilizações pré-colombianas mais avançadas como astecas, incas e maias viviam guerreando, escravizando e sacrificando os vizinhos. Por mais brutal que tenha sido a colonização da América, herdamos pelo menos o conceito cristão de que é bom amar o próximo. Isto sim vale ouro.

2 comments:

O Amor said...

Fernando, boa noite! Maravilhoso esse blog. Bom conjunto de informações sobre acerta. As imagens escolhidas também são ótimas. Gosto muito das pinturas de Goya. Vou linkar seu blog ao meu, para não perder de vista e sempre ler aqui. Grande abraço!

Alma said...

Obrigado!