Friday, October 23, 2009

Acedia


A preguiça é o pior dos meus pecados. Mesmo porque inconscientemente não admitimos que ela seja assim tão grave. Mas é.
E enquanto outros pecados são mais facilmente mantidos sob controle ou dissimulados por regras de convivência em sociedade desenvolvidas em séculos de história, a preguiça não. A preguiça passa desapercebida.
Não falo dessa preguicinha de deitar na rede depois do almoço, ou de acordar às onze no domingo. Ou a preguiça de lavar a louça, e ir buscar tomates no supermercado.
A preguiça capital é aquela que me acomete todos os dias de manhã, quando penso que tenho que levantar para enfrentar este mundo imundo.
Penso em todos os que desperdiçam as vidas em trabalhos tediosos, penso que naquele dia os políticos vão estar mentindo e roubando de novo, os traficantes estarão matando de novo enquanto um outro maconheiro vai comprar outro baseado de novo, que em uma guerra qualquer crianças estarão morrendo de novo, e que alguma conta para pagar vai chegar de novo. Então eu penso porque não me amarrar e morrer aqui nessa cama?
Acedia vem do grego e significa recusa em se encarregar de uma tarefa. São Tomás de Aquino a definia como um mal-estar da mente, Dante como o pecado de não amar a Deus completamente, de corpo e alma. Ele está certo porque sem sair da cama fica meio difícil fazer o trabalho de Deus. Eu acho que é covardia pura e simples, e por isso mesmo o pecado que devo combater mais decididamente. Então todo dia penso em uma razão para levantar da cama, não sem antes cair em tentação, dar aquele tapa no despertador e dizer “só mais cinco minutinhos”.

1 comment:

Bípede Falante said...

Conheceço essa preguiça, ah, e como conheço!