Wednesday, October 28, 2009

Everardo, o Idiota


Elio Gaspari tem Eremildo, o Idiota. Eu tenho Everardo, o Idiota.
Everardo dá plantão de comentários no meu blog. Acho que o Reinaldo Azevedo nunca publicou um comentário dele, então o Everardo migrou para cá. Quando eu parei de publicar os comentários dele, ele foi dar plantão no blog do Bruno Pontes.
Mas o Everardo não deve levar a mal o Idiota do título. Não é uma ofensa pessoal. É que eu acabei de ler o Manual do Perfeito Idiota Latino Americano, de Alvaro Vargas Llosa, Plinio Apuleyo Mendoza e Carlos Alberto Montaner. Me foi emprestado por outro blogueiro reacionário e direitista, meu amigo Augusto.
O fato é que Everardo (que não é um, é uma legião) se encaixa perfeitamente na descrição do perfeito idiota latino americano. Everardo acredita no Estado benfeitor, aquele criado nos tempos de Vargas e Perón. O mesmo tipo de Estado que levou o continente inteiro à ruína econômica enquanto por exemplo os tigres asiáticos, que na década de 50 eram mais pobres do que os latinos, se desenvolviam a um ritmo muito maior.
Everardo credita todos os males do continente ao capitalismo e ao neoliberalismo, sendo que estes nunca existiram de verdade em uma América Latina sufocada sob as garras do Estatismo, e só agora começam a aparecer, graças a Deus. Curiosamente, o país que melhor conseguiu se livrar da pobreza no continente, o Chile, foi o único a optar por um maior liberalismo na economia.
Everardo acredita que Zelaya não quer dar um golpe e perpetuar-se no poder, como Chávez fez, e como Ortega, Evo Morales, Rafael Correa querem fazer.
Everardo acha que o mensalão nunca existiu, e que é normal o PT estar no poder junto com Sarney, Maluf e Renan Calheiros. Se Jesus se aliaria até a Judas no Brasil como diz o Lula, porque ele não pode?
Everardo chama os Estados Unidos de Império, e como todo bom idiota latino americano acha que os Estados Unidos ficaram ricos deixando o resto do mundo mais pobre, especialmente os latinos. Para ele, os ricos só querem vir aqui roubar nossas riquezas e matérias primas, que não teríamos onde enfiar se não fossem as exportações.
Everardo acha por exemplo que a Vale deveria ser estatal, embora como empresa privada tenha multiplicado patrimônio, divisas e empregos. Privatizar a Petrossauro então nem pensar.
Cansei de Everardo. Recomendo-lhe que leia o livro em vez de infestar o blog dos outros com suas boçalidades. O blog é meu. A web é democrática. Faça seu próprio blog com suas idéias brilhantes e suas apologias de ditadores e assassinos.

3 comments:

Everardo said...

Concordo em parte com o pensamento do meu homônomo, mas a reprodução do seu pensamento não foi lá muito boa.

Augusto Araújo said...

Olá Fernando, obrigado pelos créditos.

Eu até acho engraçado quando nos chamam de reaças, mas na acepçao do termo, reacionários são eles, que se intitulam "pogrecistas".

Ah, e o Everardo sempre tá dando nojo lá no blog do Rodrigo Constantino também.

Abs!

Everardo said...

Augusto Araújo, pelo visto, nossos gostos são comuns. Temos nojos muito semelhantes.