Wednesday, October 28, 2009

Lição do dia


Um professor de economia numa universidade local fez a declaração de que nunca tinha reprovado um único aluno, mas que uma vez reprovara uma classe inteira.
Aquela classe tinha insistido que o socialismo funcionava e que ninguém seria pobre e ninguém seria rico, um grande equalizador.
O professor então disse:
- Ok, vamos fazer uma experiência de socialismo nesta classe. Todas as notas serão médias e todos receberão a mesma nota, assim ninguém vai ser reprovado e ninguém receberá um A.
Depois da primeira prova, a média foi tirada e todos ganharam um B. Os alunos que estudaram muito ficaram chateados e os alunos que estudaram pouco ficaram felizes. A média da segunda prova foi um D! Ninguém ficou feliz. Feita a terceira prova, a média foi um F. As notas nunca aumentaram, enquanto mesquinharias, acusações e xingamentos só resultaram em ressentimentos e ninguém mais iria estudar em benefício de qualquer outro.
Todos foram reprovados, para sua grande surpresa, e o professor lhes disse que o socialismo também iria falhar ao final porque quando a recompensa é grande, o esforço para vencer é grande, mas quando o governo tira toda a recompensa, ninguém vai tentar ou querer vencer. Não podia ser mais simples do que isto.
Ou como o Dr. Adrian Rogers diz em seu trabalho de 1996 Ten Secrets for a Successful Family sobre ensinar aos adolescentes o valor de um trabalho honesto:

"Não se pode legislar os pobres para dentro da liberdade, legislando os ricos para fora dela. Não se multiplica a riqueza dividindo-a. O Governo não pode dar nada a ninguém que ele não tenha tirado antes de outra pessoa. Quando alguém recebe alguma coisa sem trabalhar por isso, outra pessoa está trabalhando sem receber por isso. A pior coisa que pode acontecer a uma nação é que metade de sua população acredite que não precisa trabalhar porque alguém está trabalhando por eles, e a outra metade acreditar que trabalhar não leva a nada porque não poderão aproveitar o fruto do seu trabalho."

3 comments:

Alice said...

Entendo. Mas eu trabalho mais e pago mais imposto, se esse for o preço de o meu filho de 9 anos poder voltar de bicicleta, sozinho e sem medo, da escola no bairro vizinho. Os "a toa" que poderiam atacá-lo não atacam, pois recebem o uitkering que NÓS, os trabalhadores, pagamos.
E se eu fosse dessa classe do seu "causo" eu estudaria MAIS e ainda faria grupos de estudo com a galera intelectualmente desfavorecida (hahaha)!
O socialismo pode até não funcionar, mas eu não trabalho apenas pela recompensa, e que nossos filhos sejam assim também.
Hj fiz uma visita domiciliar a um paciente, ser psiquiatra é bom demais! :o)

Everardo said...

Você acredita, então, que alguém que recebe R$60 mil por mês trabalha por 130 pessoas que ganham apenas o salário mínimo, não é isso?
Se não for, o valor que recebem a mais é exatamente o que tiraram dos assalariados. É isso?
Mas, tem outra forma de interpretar: se 2% da população detêm 40% das riquezas produzidas, e cerca de 12% recebem, sem trabalhar, 1,8% de todas as riquezas produzidas, podemos dizer que seria muito justo corrigir isso. Assim, os 2% mais ricos receberiam 40,7%, ao invés dos míseros 40,0%. E os 12% preguiçosos morreriam de fome, a não ser que resolvessem trabalhar e também ganhar o mesmo que os outros. Com isso, o nosso PIB se elevaria 500% e nós ultrapassaríamos a União Européia em poucos meses. É isso? Brilhante!

Augusto Araújo said...

A Alice paga imposto pro filho andar de bicicleta, segundo ela se os pobres nao receberem cesta básica eles sequestrarao o filho dela. É muita ignorancia e preconceito com os pobres trabalhadores.

Quanto ao Everardo ficou dificil de entender o q ele falou.

Bom, mas achei perfeito esta passagem do professor de Economi, me lembrei da hisória da fábrica da inveja, um trecho do livro da Ayn Rand, tá aqui neste link

http://revendoahistoria.blogspot.com/2007/03/trechos-da-obra-de-ayn-rand.html

Na fábrica os mais capazes foram saindo fora pois nao tinham inecntivos em serem melhores, mas a história inteira é ótima