Sunday, October 01, 2006

Pausa para os sentidos I


Vamos dar um tempo na ansiedade com o resultado da votação de amanhã e nos preocuparmos com coisas realmente importantes.
A Holanda ainda é um lugar onde o comércio tradicional ainda não foi totalmente devorado por monstruosos hipermercados e lojas hard discount. Uma grande diversão minha é visitar a feira no sábado, comprar legumes e flores nas barracas, ir ao açougue comprar carne, ir à peixaria, à padaria, à loja do bósnio que delícias como copa, prosciutto e salame italianos até azeitonas gregas, azeites, massas, fungos e tudo o que há de mais tentador na culinária do mediterrâneo.
Aquisições do dia: Tomates, ossobucco, linguiça e costelinha de porco. Tudo isso para fazer um molho de macarrão cuja receita está na minha família materna desde que saíram da província de Salerno no início do século passado. O molho já está lá na panela cozinhando há 7 horas. Se há uma coisa que os italianos aprenderam é que para se cozinhar bem é necessária muita paciência. Amanhã será prontamente devorado acompanhado de um tinto Santa Cristina, diretamente da Toscana.
Na barraca do turco na feira comprei também uma penca de pimenta malagueta. Fiz uma conserva e agora estou aqui com os dedos pegando fogo. A minha pimentinha promete, daqui a uns dias será capaz de corroer aço.
Também comprei uma paleta de cordeiro desossada e bem amarrada, pronta para ser temperada com alho, sal e ervas e direto para o forno...E também um joelho de cordeiro que vai virar um ensopado no molho de vinho. O prato de hoje foi lula. Nem tinha pensado nisso mas deve ser meu subconsciente atuando antes da eleição.
Primeiro você pega aquelas batatas pequenininhas, cozinha com casca e tudo e depois põe pra dourar na frigideira com azeite e manteiga. Acrescente cebolas e salsinha e deixe tudo dourar. Ponha de lado. Pegue a lula e corte o cone parcialmente em anéis, sem que eles se separem. Tempere com sal e pimenta do reino. Frite o lula, perdão, a lula, dos dois lados, acrescente alho picado e mais salsinha, cebolinha e pimentão em quadradinhos, junte as batatas e cebolas de volta na frigideira e sirva. Receita de Jamie Oliver.

No comments: