Friday, September 12, 2008

Michael Moore


O Telecine andava reprisando Farenheit 9/11, filme do doidão esquerdopata Michael Moore. Provavelmente pelo aniversário do ataque no WTC de sete anos atrás.
Param quem acredita naquela jaca toda, recomendo um artigo de Ali Kamel chamado "As 39 mentiras de Farenheit 9/11", fácil de encontrar pela web.
Michael Moore, e seus livros e filmes são completamente tendenciosos e manipuladores, e sapateiam fatos sem dó nem piedade.
Mas há uma tese aproveitável por trás das bobagens que Moore diz, mais visível ainda nos seus filmes Bowling for Columbine e Farenheit 9/11.
Esta tese é a de que o povo americano é treinado para viver com medo. Seja da violência racial, seja do terrorismo, e mais recentemente do aquecimento global (mas duvido que Moore faça um filme sobre este último).
O medo deixaria a população mais facilmente controlável. No estilo de The Village de M. Night Shyamalan e Those We Don't Speak About para citar outra referência cinematográfica.
Não é de todo absurda. Mas não livra Michael Moore de ser um mentiroso.
Mas se você quer ver um excelente filme sobre política internacional americana assista Team America: World Police. Você vai chorar de rir.

2 comments:

Sandra Leite said...

Anotada a dica :)
Fernando, linkada fui, linkado agora você está:)

beijos

Lelec said...

O Michael Moore é panfletário ao extremo. Eu, que sou um cara extremamente influenciável, fiquei impressionado com esse filme dele. Por isso é que vou correndo ler o texto que você sugeriu.

Abraço,

Lelec