Monday, September 29, 2008

Vitelo de ouro


Quando Moisés subiu ao Monte Sinai por quarenta dias e quarenta noites, os israelitas temerosos de que ele não voltasse fabricaram um ídolo para adorar, um vitelo de ouro.
Ao regressar, Moisés ficou fulo da vida, quebrou as tábuas da lei que recebera diretamente de Jeová e reduziu o tal do bezerro a pó. Depois disso, Moisés teve que subir a montanha de novo para receber uma segunda via dos Mandamentos já que a primeira ele tinha arrebentado para demonstrar seu nervosismo aos infiéis pagãos e idólatras.
Ninguém sabe dizer se as leis que estavam nas primeiras tábuas eram as mesmas que nós conhecemos hoje pela segunda via.
Talvez o "não cobiçar a mulher do próximo" por exemplo nem tivesse sido mencionado nas primeiras tábuas, o que ia livrar a cara de muita gente hoje em dia. O fato é que a gracinha dos israelitas impacientes pode ter mudado muita coisa na nossa vida.
Só lembrei deste relato bíblico porque estes dias um tal de Damien Hirst, artista de vanguarda new age super hype do jet set do beautiful people vip international socialite criou uma "obra" chamada de Vitelo de Ouro que foi vendida por inacreditáveis 10,3 milhões de libras esterlinas em um leilão na Sotheby's. A notícia apareceu na Veja e em vários jornais do mundo. Ao que parece o soi-disant artista faz sucesso com esculturas de pedaços de carne e bichos mortos enfeitados.
A "obra" é um aquário gigante cheio de formaldeído onde encontra-se imerso um bezerro morto e empalhado enfeitado com ornamentos em ouro. A coisa até imita as imagens bíblicas do vitelo dos israelitas. É coisa mesmo de vanguarda. Thanks God eu gosto mesmo é da retaguarda.
Moral(is) da estória:
Primeiro: a indefectível regra que diz que de minuto em minuto nasce um otário no mundo continua mais do que nunca valendo. Sorte do Damien Hirst que conseguiu vender essa jaca por tenmillionpounds... Otário de quem comprou;
Segundo: o mandamento "Não terás mau gosto" estava provavelmente nas primeiras tábuas que Moisés quebrou, o que é uma grande pena. Faz uma falta danada hoje em dia;
Terceiro: em que canto da sua sala você poria esta estrovenga?

2 comments:

bete p.silva said...

Arghhhhhhhh!

Lelec said...

É, Fernando... Realmente há maneiras mais inteligentes de se gastar essa grana toda...

Quanto a um lugar para colocar esse troço, ia ficar difícil. Só temos 32 m2 aqui no nosso apertamento.

Abraço,

Lelec